PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Atendimento

Seg a sex: das 8h às 12h e das 13h às 17h30

Telefones: (41) 3222-5193 / 3323-6610

Endereço: Rua XV de Novembro, n.º 1050
CEP: 80.060-000 - Curitiba - PR

E-mail: circulo.bandeirantes@pucpr.br

Histórico

O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado oficialmente no dia 12 de setembro de 1929, por onze jovens idealistas.

  1. Antônio Rodrigues de Paula, natural da cidade da Lapa, Paraná, onde nasceu em 25 de novembro de 1881. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, em 1913.

  2. Benedicto Nicolau dos Santos, natural da cidade da Lapa, Paraná, onde nasceu, no dia 10 de setembro de 1878. Autodidata em Artes, destacando-se em Música.

  3. Bento Munhoz da Rocha Netto, natural da cidade de Paranaguá, Paraná, onde nasceu em 17 de dezembro de 1905. Engenheiro Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná em 1927.

  4. Carlos Araújo de Brito Pereira, natural da cidade de Manaus, Amazonas, onde nasceu, em 14 de março de 1901. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Pará em 1922.

  5. José de Sá Nunes, natural da cidade de Vitória da Conquista, Bahia, onde nasceu em 7 de junho de 1889. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia em 1916.

  6. José Farani Mansur Guérios, natural da cidade de Curitiba, Paraná, onde nasceu em 7 de novembro de 1905. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná em 1930.

  7. José Loureiro Ascenção Fernandes, natural da cidade de Lisboa, Portugal, onde nasceu em 12 de maio de 1903. Médico, pela Universidade de Medicina do Rio de Janeiro em 1927.

  8. Liguaru Espírito Santo, natural da cidade de Tibagi, Paraná, onde nasceu em 13 de agosto de 1900. Agrônomo pela Universidade do Paraná, em 1821.

  9. Pe. Luiz Gonzaga Miele, natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, onde nasceu em 31 de maio de 1893. Concluiu sua formação filosófica e tecnológica, em Dax e Paris, ordenado em 1920.

  10. Pedro Ribeiro Macedo da Costa, natural da cidade do Porto, Portugal, onde nasceu, em 25 de julho de 1880. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná em 1922.

  11. Valdemiro Augusto Teixeira de Freitas, natural da cidade de Alagoinha, Bahia, onde nasceu em 13 de maio de 1894. Engenheiro Civil pela Universidade do Paraná em 1919.

Entidades Culturais e o Círculo
O Círculo abrigou dezenas de entidades culturais, entre outras:

  • Legião Paranaense da Boa Imprensa
  • Associação dos Geógrafos Brasileiros (Núcleo de Curitiba)
  • Aliança Franco-Brasileira do Paraná
  • Núcleo de Estudos Indigenistas
  • Instituto Histórico e Geográfico do Paraná
  • Representação da Comissão Nacional de Moral e Civismo (MEC)
  • Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Paraná
  • Comissão Paranaense de Folclore
  • Escola de Serviço Social do Paraná
  • Coordenação de Educação Moral e Cívica do Paraná
  • Coordenação da Enciclopédia Simbológica Municipalista Paranaense
  • Reitoria da Universidade Católica do Paraná

Atualmente, abriga a Academia de Cultura de Curitiba e a Academia Sul Brasileira de Letras - Seção do Paraná.


CEB e a PUCPR
O Círculo de Estudos Bandeirantes foi o germinador da boa e fecunda sementeira de educadores.

No 70º aniversário de fundação foi considerado pela Sociedade Paranaense de Cultura e Reitoria da PUCPR "RAIZ GERADORA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ."

Para dar continuidade aos ideais católicos, figuras proeminentes do Círculo de Estudos Bandeirantes e os Irmãos Maristas fundaram a primeira Instituição Particular de Ensino Superior no Paraná: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, em 1950, depois, Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, Universidade Católica do Paraná, hoje, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


O CEB é agregado à PUCPR
No seu Estatuto aprovado no dia 2 de abril de 1987, o Círculo de Estudos Bandeirantes foi agregado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, funciona como unidade complementar dessa instituição universitária, na qualidade de órgão cultural (§ 1º do Art. 1º). É mantido pelo Grupo Marista- Divisão APC.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba