Estúdio de Economia e Finanças

Nas Ciências Sociais Aplicadas (ou Escolas de Negócios), trazer a realidade para a sala de aula é muito difícil, pois a cada dia as relações econômicas e sociais se tornam mais complexas e difusas. A utilização de laboratórios, softwares e metodologias ativas agregam muito valor no desenvolvimento do aprendizado, mas a experiência prática é fundamental.

Neste sentido, o Estúdio de Economia e Finanças atua como um Think Tank com expertise em Economia Aplicada e Finanças Comportamentais, no intuito de desenvolver e apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Negócios da PUCPR.

Sua missão é produzir, promover e disseminar conhecimentos econômicos, financeiros e mercadológicos para a transformação econômica e social, apoiado na construção dos saberes, em especial do saber ser.

Dentro deste contexto, o Estúdio potencializa os pilares de ensino, pesquisa e extensão da estrutura da educação superior, com os seguintes objetivos:

• Efetuar pesquisas, análises e estudos de economia e finanças.
  • Desenvolver estudos, pesquisas e análises demandadas pelos setores público e privado, relacionadas ao desenvolvimento econômico regional e nacional, dentro dos padrões acadêmicos, que permitam simultaneamente a produção de informações e a capacitação de pessoal especializado de elevado nível técnico.
  • Construir indicadores econômicos e financeiros que reflitam a dinâmica dos mercados.
  • Promover cursos, simpósios, seminários, conferências e estudos que estimulem o ensino e o debate sobre economia e finanças, que contribuam para o aprimoramento técnico-profissional, em parceria com entidades nacionais, internacionais e multilaterais.
  • Colaborar, mediante convênio ou outros instrumentos formais, com outras unidades da PUCPR e outras instituições públicas ou entidades privadas, na realização de cursos, estudos e pesquisas.
  • Manter intercâmbio cultural com Universidades e outras Instituições de ensino e pesquisa, nacionais ou estrangeiras.
  • Prestar serviços, como consultoria compatibilizados com o campo de ação da Escola de Negócios.
  • Apoiar a divulgação de conhecimentos econômicos e financeiros correlatos por meio de publicações técnicas, periódicos, monografias, internet e outros canais de comunicação.
  • Residência em Economia Aplicada (180 horas de Atividade Complementar direcionada) para os estudantes que desenvolverem Pesquisa e Extensão no Estúdio.

Contatos Estúdio de Economia e Finanças