O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) tem por objetivos:
O PPGEM da PUCPR iniciou suas atividades em março de 1999 com 8 docentes e 10 discentes de mestrado (Conceito CAPES 3). Nos dois primeiros anos, fez-se a oferta nas áreas de Concentração de Mecânica dos Sólidos e de Engenharia e Ciências Térmicas. Em 2001 foi criada a área de Concentração de Fabricação.
Em 2004 o PPGEM ascendeu ao Conceito 4 da CAPES. Em 2006 iniciou-se o curso de Doutorado nas 3 Áreas de Concentração do Programa. Na avaliação trienal 2007-2009 da CAPES, o PPGEM ascendeu para o nível 5 (cinco), mantendo o mesmo conceito no triênio 2010-2012. A avaliação quadrienal 2013-2016 ascendeu o PPGEM ao conceito 6 (seis), em função, dentre outras características de rendimento do Programa, de considerável inserção internacional na forma de recebimento de pós-doutorandos e doutorados-sanduíches estrangeiros, pesquisadores/docentes estrangeiros, projetos de pesquisa com IES estrangeiras, envio de doutorandos para estágio sanduíche no exterior com bolsa CAPES PDSE etc.
As linhas de pesquisa do PPGEM foram amplamente reformuladas em 2018 e, atualmente, são as seguintes: Ciência e Tecnologia em Fenômenos de Transporte, Energia e Engenharia Térmica na Área de Concentração Engenharia e Ciências Térmicas; Engenharia e Integridade de Superfícies, Materiais e Processos de Fabricação, Tecnologia de Usinagem Convencional e Não Convencional, na Área de Concentração Fabricação; e Mecânica dos Sólidos Computacional e Vibrações e Acústica na Área de Concentração Mecânica dos Sólidos.
O corpo docente atual é composto por 14 professores (13 permanentes e 1 colaborador da McMaster University – Canada), sendo 77% detentores de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq PQ (1 PQ 1A, 2 PQ 1B, 2 PQ 1D, e 5 PQ2). O PPGEM conta atualmente com 8 (oito) laboratórios de bom nível tecnológico em pleno funcionamento e dedicados a pesquisas teórico-experimentais em suas áreas de concentração. A maior parte dos equipamentos dos laboratórios são resultados de projetos de pesquisa aprovados junto a CAPES, CNPq, FINEP e ambiente industrial.
Além disso, é possível registrar que atualmente aproximadamente 95% dos discentes de mestrado e doutorado matriculados no PPGEM não pagam mensalidades; tanto em função das bolsas de Agências de Fomento quanto devido às políticas de incentivo institucionais da PUCPR ou projetos com empresas regionais e nacionais.
Confira a lista completa de professores.
* Valores das Mensalidades a serem praticados em 2025. Considerar que a cada 12 meses este valor será reajustado.
Nos últimos 3 anos, 94% dos estudantes receberam bolsa ou isenção parcial ou total na mensalidade.
* Valores das Mensalidades a serem praticados em 2025. Considerar que a cada 12 meses este valor será reajustado.
Nos últimos 3 anos, 100% dos estudantes receberam bolsa ou isenção parcial ou total na mensalidade.