O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, nota 4 na CAPES, investiga fenômenos relacionados à saúde humana por meio da aplicação integrada de conceitos e técnicas relacionados à tecnologia e à saúde. O seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e para o aprimoramento das já existentes, ampliando o acesso pela população. Atua de três formas coordenadas: formação de pessoas, desenvolvimento de pesquisas científicas e realização de trabalhos técnicos. Possui laboratórios equipados para o desenvolvimento de projetos em tecnologias assistivas, biomecânica, informática em saúde, materiais e biomateriais, em três linhas de pesquisa: Avaliação de Tecnologia em Saúde, Bioengenharia e Informática em Saúde. O Programa mantém parcerias nacionais e internacionais com hospitais, institutos de pesquisa, empresas, associações de pessoas com deficiências, universidades, órgãos do poder público, entre outros. O Mestrado e o Doutorado são oportunidades para desenvolver competências que fazem a diferença no mercado de trabalho e conquistar, com o conhecimento científico e tecnológico necessário, o sucesso em sua área de atuação.
Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento e a ampliação do acesso às tecnologias em saúde pela população brasileira, atuando de três formas coordenadas: formação de pessoas, desenvolvimento de pesquisas científicas e realização de trabalhos técnicos.
Objetivos Específicos
A fim de atender às três frentes de atuação descritas no objetivo geral, associam-se os objetivos específicos:
Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), assim como em outras universidades do mundo, a associação de pesquisadores das áreas de engenharia e ciências da saúde deu origem a pesquisas inter e transdisciplinares. Os primeiros trabalhos desenvolvidos na área de tecnologia em saúde originaram-se do antigo Departamento de Informática que congregava, no início da década de 1990, os cursos de graduação em Engenharia de Computação e Ciência da Computação. No ano de 1994, teve início um movimento de inclusão da Informática em Saúde na PUCPR que resultou em três processos: a criação da disciplina de Informática Médica no curso de Medicina; a implantação de um Laboratório de Informática em Saúde no Hospital Universitário Cajuru; e, posteriormente, a inclusão de uma linha de pesquisa em Informática Médica no Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), aprovado pela CAPES em 1996.
Confira a lista completa de professores.
* Valores das Mensalidades a serem praticados em 2025. Considerar que a cada 12 meses este valor será reajustado.
Nos últimos 3 anos, 91% dos estudantes receberam bolsa ou isenção parcial ou total na mensalidade.
* Valores das Mensalidades a serem praticados em 2025. Considerar que a cada 12 meses este valor será reajustado.
Nos últimos 3 anos, 95% dos estudantes receberam bolsa ou isenção parcial ou total na mensalidade.