PUCPR

Sub Menu contents

Estou Interessado - Prouni 2017

ProUni - Vagas Remanescentes 2º Semestre 2017

Consulte a seguir a PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015 e o EDITAL Nº 72, DE 25 DE JULHO DE 2017 para verificar as regras que regem o processo seletivo das Vagas Remanescentes referente ao 1º Semestre de 2017.

A consulta das vagas e inscrição para as bolsas remanescentes do Prouni serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do ProUni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, observado os seguintes períodos:

* Atentar-se quanto as datas finais para realizar sua inscrição:

  • de 31 de julho de 2017 até o dia 25 de agosto de 2017, para o CANDIDATO não matriculado na instituição de educação superior - IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente; ou
  • de 31 de julho de 2017 até o dia 30 de outubro de 2017, para o CANDIDATO matriculado na IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente.
Etapas a serem seguidas para participação do processo seletivo das vagas remanescentes:

1º Passo - Ler antecipadamente a PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015 e o EDITAL Nº 72, DE 25 DE JULHO DE 2017 para ter ciência das regras que regem o processo seletivo das vagas remanescentes referente ao 1º Semestre de 2017;
 

2º Passo - Preencher e imprimir o formulário de inscrição do site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br);

3º Passo - Organizar a Documentação para comprovação das informações prestadas.

4º Passo - Imprimir e preencher manualmente o Formulário de Análise Social de inscrição próprio da IES;

5º Passo - Comparecer à IES nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da sua inscrição para proceder à comprovação das informações prestadas por meio da documentação exigida. Para os candidatos inscritos nas Vagas Remanescentes, o atendimento será no SIGA de seu repectivo campus no horário das 9h às 16h de segunda-feira a sexta-feira. Endereço do SIGA disponível no link: http://www.pucpr.br/contato.php

6º Passo - Acompanhar pelo site da PUCPR a publicação dos candidatos com aprovação da bolsa.

O Termo de Concessão da bolsa para os aprovados deve ser assinado até 2 (dois) dias úteis subsequentes ao resultado de sua aprovação no SIGA do respectivo câmpus de inscrição no horário das 9h às 16h de segunda-feira a sexta-feira. Para os reprovados, o Termo de Reprovação deve ser assinado até 1(um) dia útil ao recebimento de e-mail informando o resultado.

O estudante matriculado na instituição de educação superior poderá se inscrever à bolsa remanescente em curso da mesma escola, com o objetivo de transferência da bolsa para o curso em que se encontra regularmente matriculado.

Nos casos em que a matrícula do estudante para o qual a bolsa remanescente foi concedida for incompatível com o período letivo da IES, acarretando sua reprovação por faltas, será emitido o Termo de Concessão e Suspensão de Bolsa e o ingresso será no próximo período letivo.

ProUni - Aprovados Lista de Espera 2º Semestre de 2017

Confira Aqui o resultado dos aprovados na PUCPR na Lista de Espera do 2° Semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos -  ProUni.

Os aprovados irão iniciar as aulas no dia 31/07/2017. A matrícula acadêmica, entrega do kit acadêmico e assinatura do Termo de Concessão da bolsa ProUni ocorrerão de 04/08/2017 e 07/08/2017 no horário das 9h às 19h no SIGA de seu respectivo campus.

   

 Para acesso ao eureka é necessário Login de rede e Senha, que será gerado da seguinte maneira: Acesse https://sigaonline.pucpr.br/ e busque pela conversa ProUni - Solicitação de Acesso.

Em relação a matrícula acadêmica, apresentar fotocópia e original:

  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento.

Caso o candidato já tenha entregue a documentação informada acima para a bolsa ProUni, esta deve ser apresentada novamente para realização da matrícula acadêmica no dia da assinatura do Termo de Concessão.

O candidato que for aprovado neste processo para bolsa parcial (50%) terá sua matrícula confirmada após realizar o pagamento do boleto referente ao restante da mensalidade, o qual será enviado para o e-mail cadastrado pelo candidato no SisProUni no dia 28/07/2017.

Os candidatos que não constam na listagem, ou foram reprovados na comprovação das informações e informados por e-mail, ou não foram classificados.

ProUni - Pré-Selecionados Lista de Espera 2º Semestre 2017

A convocação para Lista de Espera é apenas uma expectativa em relação à bolsa, ficando condicionada a comprovação das informações prestadas e seguindo a ordem de classificação dos estudantes de acordo com o total de bolsas disponíveis, conforme o disposto na portaria normativa Nº 01, DE 02 DE JANEIRO DE 2015.

Confira aqui a lista dos candidatos pré-selecionados.

Os pré-selecionados devem comprovar as informações sobre os requisitos de renda e escolaridade na Instituição de Ensino para a qual concorrem a vaga. A Comprovação das informações acontecerá nos dias 17 e 18 de Julho de 2017, nos locais conforme informado abaixo:

  • CURITIBA - Atendimento das 7hs às 16hs no Auditório Tristão de Ataíde, localizado no Bloco 01 (Amarelo) do Campus Curitiba;
  • LONDRINA - Atendimento das 8hs às 17hs no SIGA do respectivo Campus.

Os candidatos devem imprimir o Formulário de Análise Sócio Econômica, preencher e anexar a fotocópia simples da documentação a ser apresentada. Confira Aqui a lista de documentos.

ATENÇÃO: Não deixem para a última hora! Como se tratam de muitos documentos é imprescindível que os candidatos compareçam desde o primeiro dia para averiguar quais documentações devem ser complementadas.

Não serão aceitos documentos após a data estipulada. Posteriormente a esta etapa, começa o período de matrícula para os alunos aprovados. Os candidatos que não entregarem a documentação estarão automaticamente desclassificados do processo de seleção.

ProUni - Informações Lista de Espera 2º Semestre 2017

Para participar da lista de espera, o candidato deve obrigatoriamente confirmar, na página do Prouni, no prazo especificado no cronograma, o interesse na bolsa.

A lista de espera do Prouni será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência a vagas destinadas à implementação de políticas afirmativas ou à ampla concorrência.

O interesse em participar da lista de espera deve ser manifestado pelo candidato de 07 de julho até as 23h59 de 10 de julho de 2017, na página do Prouni.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

A manifestação de interesse assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à bolsa ofertada no âmbito do ProUni para a qual a referida manifestação foi efetuada, estando a concessão da bolsa condicionada à existência de bolsas disponíveis e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

A relação dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada em 13 de julho de 2017.

Todos os candidatos participantes da lista de espera terão de comparecer, entre os dias 17 e 18 de julho de 2017, às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

ProUni - Aprovados 2° Chamada do 2° semestre de 2017

Confira Aqui o resultado dos aprovados na PUCPR na 1ª Chamada do 2° Semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos -  ProUni.

Os aprovados irão iniciar as aulas no dia 31/07/2017. A matrícula acadêmica e assinatura do Termo de Concessão da bolsa ProUni ocorrerão de 20/07/2017 à 21/07/2017 no horário das 9h às 19h no SIGA de seu respectivo campus.

Para acesso ao eureka é necessário Login de rede e Senha, que será gerado da seguinte maneira: Acesse https://sigaonline.pucpr.br/ e busque pela conversa ProUni - Solicitação de Acesso.

Em relação a matrícula acadêmica, apresentar fotocópia e original:

  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento.

Caso o candidato já tenha entregue a documentação informada acima para a bolsa ProUni, esta deve ser apresentada novamente para realização da matrícula acadêmica no dia da assinatura do Termo de Concessão.

O candidato que for aprovado neste processo para bolsa parcial (50%) terá sua matrícula confirmada após realizar o pagamento do boleto referente ao restante da mensalidade, o qual será enviado para o e-mail cadastrado pelo candidato no SisProUni. 

Os candidatos que não constam na listagem foram reprovados na comprovação das informações.

ProUni - Pré-selecionados para 2° chamada do 2° semestre de 2017

O MEC divulgou a listagem dos candidatos pré-selecionados em 2ª chamada referente ao Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2017 do ProUni. 

RESULTADO PRÉ-SELECIONADOS 2ª CHAMADA

A convocação na pré-seleção é apenas uma expectativa de direito à bolsa, ficando condicionada a comprovação das informações prestadas pelo candidato na Instituição de Ensino para a qual concorrem a vaga. 

O prazo para confirmação das informações será nos dias 27 a 30 de junho, das 9h às 17h no SIGA dos Campus CURITIBA e LONDRINA.

Os candidatos devem imprimir o formulário de análise sócio econômica, preencher e anexar a fotocópia simples de toda a documentação. A critério do coordenador do Prouni, a documentação original deve ser apresentada. Confira aqui a lista de documentos.

ATENÇÃO: Não deixem para a última hora. Como se tratam de muitos documentos é imprescindível que os candidatos compareçam desde o primeiro dia para averiguar quais documentações devem ser complementadas.

Não serão aceitos documentos após a data estipulada. Posteriormente a esta etapa, começa o período de matrícula para os alunos aprovados. Os candidatos que não entregarem a documentação estarão automaticamente desclassificados do processo de seleção.

ProUni - Aprovados 1° Chamada do 2° semestre de 2017

Confira Aqui o resultado dos aprovados na PUCPR na 1ª Chamada do 2° Semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos -  ProUni.

Os aprovados irão iniciar as aulas no dia 31/07/2017. A matrícula acadêmica e assinatura do Termo de Concessão da bolsa ProUni ocorrerão de 03/07/2017 à 05/07/2017 no horário das 9h às 19h no SIGA de seu respectivo campus.

Para acesso ao eureka é necessário Login de rede e Senha, que será gerado da seguinte maneira: Acesse https://sigaonline.pucpr.br/ e busque pela conversa ProUni - Solicitação de Acesso.

Em relação a matrícula acadêmica, apresentar fotocópia e original:

  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento.

Caso o candidato já tenha entregue a documentação informada acima para a bolsa ProUni, esta deve ser apresentada novamente para realização da matrícula acadêmica no dia da assinatura do Termo de Concessão.

O candidato que for aprovado neste processo para bolsa parcial (50%) terá sua matrícula confirmada após realizar o pagamento do boleto referente ao restante da mensalidade, o qual será enviado para o e-mail cadastrado pelo candidato no SisProUni. 

Os candidatos que não constam na listagem foram reprovados na comprovação das informações.

ProUni - Pré-selecionados para 1° chamada do 2° semestre de 2017

O MEC divulgou a listagem dos candidatos pré-selecionados em 1ª chamada referente ao Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2017 do ProUni. 

RESULTADO PRÉ-SELECIONADOS 1ª CHAMADA

A convocação na pré-seleção é apenas uma expectativa de direito à bolsa, ficando condicionada a comprovação das informações prestadas pelo candidato na Instituição de Ensino para a qual concorrem a vaga. 

O prazo para confirmação das informações será nos dias 13, 14 e 19 de junho, das 9h às 17h no SIGA dos Campus CURITIBA e LONDRINA.

Os candidatos devem imprimir o formulário de análise sócio econômica, preencher e anexar a fotocópia simples de toda a documentação. A critério do coordenador do Prouni, a documentação original deve ser apresentada. Confira aqui a lista de documentos.

ATENÇÃO: Não deixem para a última hora. Como se tratam de muitos documentos é imprescindível que os candidatos compareçam desde o primeiro dia para averiguar quais documentações devem ser complementadas.

Não serão aceitos documentos após a data estipulada. Posteriormente a esta etapa, começa o período de matrícula para os alunos aprovados. Os candidatos que não entregarem a documentação estarão automaticamente desclassificados do processo de seleção.

ProUni - Transferência Externa - 2° Semestre de 2017

A PUCPR dentro das suas atribuições publica seu EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA RECEBIMENTO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA dos bolsistas do PROUNI para o 2° semestre de 2017. As inscrições ocorrem no período de 26 de junho à 14 de julho de 2017.

Para maiores informações, consulte aqui o edital e Formulário para Análise Social - ProUni 2º Semestre de 2017.

ProUni - Mudança de turno e câmpus - 2° Semestre de 2017

A PUCPR dentro das suas atribuições informa que estão abertas as inscrições para a solicitação de mudança de turno e câmpus entre os bolsistas do PROUNI para o 2° semestre de 2017. As inscrições ocorrem no período de 06 de junho à 30 de junho de 2017.

Para maiores informações, consulte aqui o edital.

ProUni - Inscrições para o 2º Semestre de 2017

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2017 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br no período de 6 de junho de 2017 até as 23 horas e 59 minutos de 9 de junho de 2017, observado o horário oficial de Brasília - DF. Consulte AQUI as vagas ofertadas.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2016, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV - seja pessoa com deficiência;

V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.

A inscrição no processo seletivo do Prouni condiciona-se ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos nos §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, podendo o CANDIDATO se inscrever às bolsas:

I - integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo; ou

II - parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.

Consulte as normativas deste processo seletivo o Edital nº 53, de 17 de maio de 2017 e a Portaria Normativa nº 1, de 2 de janeiro de 2015

ProUni - Renovação 1° Semestre 2017

Prezados alunos bolsista ProUni

Confira o cronograma de renovação de sua bolsa:

Estudantes que precisam comparecer ao SIGA para assinatura da renovação:

  • Alunos com bolsa ProUni e regularmente matriculados neste 1º semestre de 2017, conforme o cronograma abaixo:

datas_renov_2017_1

*IMPORTANTE: compareça de acordo com as datas acima estabelecidas. Caso tenha dúvidas quanto a Escola que seu curso pertence, consulte aqui.

  • Alunos que não tiveram o rendimento acadêmico exigido foram informados por e-mail a apresentar carta justificativa para análise. Estes devem acompanhar a resposta do protocolo via IGER e e-mail, onde será informado o parecer quanto a justificativa e datas para comparecimento.

Estudantes que NÃO precisam comparecer ao SIGA:

  • Alunos que não estão devidamente matriculados neste 1º semestre de 2017 e tiveram a concessão do benefício em semestres anteriores. Estes devem solicitar o Termo de Suspensão através do SIGA ONLINE e protocolar o mesmo assinado também pelo SIGA ONLINE;

  • Alunos em intercâmbio neste 1º semestre de 2017. Estes receberão o Termo de Suspensão por e-mail e deverão protocolar através do SIGA ONLINE o mesmo assinado;
     
  • Alunos que tiveram a Concessão da bolsa neste 1º semestre de 2017, pois já assinaram o Termo de Concessão.

Consulte AQUI o horário de atendimento do SIGA de seu respectivo Campus.

Atenção! Esse procedimento é indispensável para continuar recebendo a bolsa.
A não assinatura do termo poderá acarretar a suspensão ou o encerramento do benefício.

Manual de Bolsas e Financiamentos

CONSULTE AQUI o Manual de Bolsas e Financiamentos da PUCPR para esclarecer possíveis dúvidas a respeito de Concessão de Créditos, Bolsas e Financiamentos disponíveis na Instituição.

ProUni - Bolsa Permanência

Atualmente o curso que atinge os critérios estabelecidos na legislação vigente para utilização do benefício é apenas o curso de MEDICINA.

Para maiores esclarecimentos sobre o tema, disponibilizamos o Manual do Bolsista PROUNI.

ProUni - Renovação

Todos os alunos beneficiários da bolsa do ProUni devem renovar seu benefício semestralmente.

O Ministério da Educação determina os prazos para renovação encaminhando e-mail informativo aos bolsistas e a Instituição.

Vale ressaltar que o aluno deve conferir no site da Instituição quando será realizado o processo de renovação presencial do ProUni no seu Campus, já que a cada semestre o processo ocorre alternadamente e a Instituição solicita o comparecimento dos bolsistas em data posterior a informada pelo Ministério da Educação – MEC.

CASO REALIZE O TRANCAMENTO OU CANCELAMENTO DE MATRÍCULA APÓS O PRAZO DA RENOVAÇÃO, DEVERÁ ASSINAR TODOS OS DOCUMENTOS PENDENTES.

ProUni - Aproveitamento Acadêmico

O estudante, seja bolsista integral ou parcial, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Exemplificando: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá ter a sua bolsa reconsiderada, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento.

A reconsideração é realizada por duas vezes, desde que aprovada pelo coordenador do curso mediante justificativa do aluno. Verificando-se o aproveitamento inferior pela terceira vez, a bolsa será encerrada devido ao rendimento inferior a 75%.

Veja outros exemplos na tabela a seguir:

Nº de disciplinas cursadas no último período letivo

Nº de disciplinas em que deve haver aprovação

1

1

2

2

3

3

4

3

5

4

6

5

7

6

8

6

9

7

10

8

ProUni - Suspensão e Encerramento

Caso o aluno queira suspender temporariamente o benefício, ele deverá realizar o trancamento da matrícula acadêmica e posteriormente assinar o termo de suspensão do referido semestre.

A bolsa pode ficar suspensa conforme o prazo de trancamento acadêmico, devendo o aluno retornar no período de atualização semestral para assinatura do termo de suspensão.

Caso o aluno não solicite a reabertura de matrícula conforme prazo acadêmico, a bolsa de estudo é cancelada junto a matrícula, sendo necessário comparecer ao SIGA do respectivo campus para assinatura do Termo de Encerramento.

Para encerrar o benefício, o aluno deverá solicitar o cancelamento da sua matricula no SIGA de seu respectivo campus e assinar o Termo de Encerramento da bolsa PROUNI.

COLAP

COLAP – Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos – PROUNI

A COLAP foi instituída para atender a portaria MEC nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, com finalidade de promover a articulação entre a comissão nacional de acompanhamento e controle social – CONAP e a comunidade acadêmica. 

Seu objetivo é acompanhar, averiguar e fiscalizar o PROUNI na IES, portanto, qualquer dúvida, sugestão para melhoria ou denúncia de irregularidades encontradas por qualquer membro acadêmico, favor formalizar através de documento escrito junto ao e-mail: falecomacolap@pucpr.br

As Colaps na PUCPR terão mandato de 31 de outubro de 2016 até 31 de outubro de 2018.

COLAP PUCPR CÂMPUS CURITIBA

Bolsista Titular: Fabricio Antunes Zangiski

Bolsista Suplente: Felipe Airton Hunas

Docente Titular: Ezia Maria Corradi

Docente Suplente: Haroldo Osmar de Paula Junior

Coordenador do ProUni Titular: Rodrigo Eduardo Brante Thomaz

Coordenador do ProUni Suplente: Estefani Cris de Paula Trusczynski Flores

 

COLAP PUCPR CÂMPUS LONDRINA

Bolsista Titular: Maria Emilia de Souza Gonçalves

Bolsista Suplente: Caique Magalhães Costa

Docente Titular: Ana Priscilla Christiano

Docente Suplente: Giovanne Henrique Bressan Schiavon

Coordenador do ProUni Titular: Rodrigo Eduardo Brante Thomaz

Coordenador do ProUni Suplente: Estefani Cris de Paula Trusczynski Flores

 

COLAP PUCPR CÂMPUS TOLEDO

Bolsista Titular: Gabriela Vieira Passos

Bolsista Suplente: Lully Ferraz Cabral

Docente Titular: Inara Staub Prochnau

Docente Suplente: Valdemir Aleixo

Coordenador do ProUni Titular: Rodrigo Eduardo Brante Thomaz

Coordenador do ProUni Suplente: Alessandra Grafetti

 

COLAP PUCPR CÂMPUS MARINGÁ

Bolsista Titular: Camila Ferreira Dos Santos

Bolsista Suplente: Leandro Estevão Gomes

Docente Titular: Luci Frare Kira

Docente Suplente: Cleumary Soletti Pereira

Coordenador do ProUni Titular: Rodrigo Eduardo Brante Thomaz

Coordenador do ProUni Suplente: Alessandra Grafetti

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba