Como funciona o nosso cérebro?
Com tanto conteúdo sendo estudado todos os dias ao longo deste ano, você já parou para pensar como seu cérebro assimila as informações que recebe e guarda-as de forma que você saiba como encontrá-las quando precisa (na hora do vestibular, de uma prova oral ou de um simples debate com os colegas)? Conhece os mecanismos que ele usa para absorver tanta coisa? Não? Pois então hoje você vai saber.
A neurociência
Quem estuda o desenvolvimento do nosso cérebro é a neurociência. Ela é dividida em cinco especialidades, sendo a neurociência cognitiva a que estuda as aprendizagens, memórias e habilidades motoras.
Os nossos mais de 80 bilhões de neurônios são os responsáveis por transmitir as informações no nosso cérebro. Por meio das sinapses – conexões que fazem com que se comuniquem uns com os outros –, eles estabelecem as percepções das informações que recebem. E é esse processo que produz a memória, isso é, a conservação de tudo que absorvemos.
O segredo para ampliar a capacidade de absorção do seu cérebro é estimulá-lo, pois um cérebro sem estímulo pode ficar estagnado, enquanto um cérebro estimulado fica cada dia mais eficiente.
Exercitando o cérebro
Além dos estudos diários, é possível trabalhar o cérebro de diversas outras formas para que ele fique sempre ativo, evitando doenças e aumentando sua “vida útil”. Estas são algumas dicas úteis para isso:
– Repita ações e ative sua memória. As repetições fazem com que os neurônios criem ligações de forma mais rápida, além de ser a maneira mais fácil para memorizar algo. Escreva, leia e releia e ative sua memória!
– Faça atividades físicas e tenha uma boa alimentação. Pode parecer besteira, mas a prática de exercícios, além de fazer um bem danado à saúde, instiga o cérebro a trabalhar melhor. 30 minutinhos de exercícios diários e uma alimentação mais saudável contribuem e muito para o funcionamento do cérebro. Ah, o chocolate amargo é um ótimo estimulante. Que tal?
– Aprenda coisas novas. Como dissemos anteriormente, o nosso cérebro se desenvolve de acordo com as informações que damos a ele. Então, quanto mais novidade, mais leitura, mais conhecimento e aprendizado, melhor. Busque novos aprendizados diariamente e veja sua capacidade de memorização e de aprendizado melhorar dia após dia.
Não deixe seu cérebro parado. Desenvolva-o e conquiste resultados melhores nos estudos, nos debates entre amigos, na vida! 😉