O esporte como aliado nos estudos
Estudar, estudar, estudar! Na época do vestibular, essa é a única coisa que passa pela cabeça, não é?
Mas você sabia que uma rotina exaustiva de estudos pode causar fadiga, estresse e mau humor – o que, no fim das contas, prejudica seu rendimento nos estudos? Pois é! Para diminuir a pressão (e a tensão), a prática de atividades físicas pode ser uma boa aliada.
Os benefícios do esporte no ano de vestibular
Além dos diversos benefícios que já conhecemos, como cuidar do corpo, melhorar taxas sanguíneas e evitar o sedentarismo, fazer exercícios auxilia na produção de endorfina, um neurotransmissor que quando liberado gera sensação de bem-estar e de prazer. A origem do termo, por si só, já explica seus efeitos: é a junção das palavras “endo”, que significa interno, e “morfina”, que quer dizer analgésico. Quer um relaxante natural melhor que esse?
Estudos afirmam que 15 a 20 minutos de atividades diárias são suficientes para a produção de endorfina. Sabe quando você sente aquela preguiça de começar o exercício, mas logo em seguida não tem vontade de parar? Pois bem, é a dona endorfina entrando em ação! Seus efeitos aparecem ainda durante a prática e podem durar horas depois do término.
Após a atividade física, o hormônio libera ações calmantes, auxilia na memória e inibe o estresse e a ansiedade. Acredite, essas sensações vão ajudar (e muito) na retomada dos estudos. Com o corpo descansado e a mente tranquila, você vai conseguir se concentrar melhor e se dedicar ainda mais.
Como começar?
A gente sabe que não é fácil largar os livros para dar uma corrida ou jogar uma partida de futebol com os amigos, mas com programação e disciplina você não perde tempo e garante que a saúde esteja em dia para os estudos fluírem bem.
Inclua no seu planejamento diário de estudos uma hora para a atividade física. Pode ser logo de manhã, no meio da tarde ou no fim do dia. O horário você que define. O importante é encontrar um exercício agradável e que supra sua necessidade de endorfina diária! Vale correr, pular corda, dançar, andar de skate ou de bike. Só não vale ficar parado. 🙂