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Destaque - 18 jul 2018

Universidade debate sobre os desafios do ensino do século XXI

Evento da PUCPR reúne educadores para repensar a educação diante dos desafios contemporâneos

Crédito: Edjane Madza.

As constantes transformações que fazem do futuro algo imprevisível em relação às competências exigidas dos profissionais do amanhã são um desafio imensurável para a prática pedagógica. Com isso, docentes têm o desafio de repensar a educação e os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem para entender como preparar as novas gerações para o que está por vir. Diante deste cenário, a PUCPR promove, de 22 a 25 de julho, a segunda edição do Devising 21st Century Higher Education with PUCPR, evento que reunirá especialistas em educação nacionais e internacionais para compartilhar iniciativas inovadoras de ensino.

No encontro,os participantes serão estimulados a renovar o modo como apresentam suas práticas educativas. A conferência trará convidados que fazem a diferença mundo afora com novas abordagens de ensino para discutir a reorganização da educação e inspirar a reflexão sobre o papel de cada ator neste novo contexto educacional. Entre os participantes estão Jérome Eneau (França), Tonia Casarin (Brasil), Melinda Maris (EUA) e Alenoush Saroyan (Canadá).

A palestra de abertura foi realizada neste domingo (22)  às 19h30 e trouxe Elizabeth Barkley, docente no Foothill College, de Los Altos, CA (EUA). A profissional, que já foi eleita a professora de Educação Superior do ano da Califórnia pela Fundação Carnegie para o Avanço do Ensino, falou sobre “Engajamento dos estudantes: teorias, pesquisas e boas práticas”.  No evento,  Barkley compartilhou um modelo dinâmico para entender o que significa “engajamento estudantil” e utilizou pesquisas, teorias e literatura sobre boas práticas para identificar estratégias para promovê-lo na sala de aula da universidade atual.

Crédito: Edjane Madza.

“Vivenciamos um momento em que todos precisam se reinventar. A escola não pode ficar se escondendo. Precisa ser efetiva na sua tarefa de educar para os desafios do século 21”, afirma a diretora de Inovação Acadêmica da PUCPR e membro da comissão organizadora do evento, Cinthia Spricigo. “Estar em contato com pessoas de fora e outras realidades faz com que os educadores percebam que os problemas enfrentados são similares em diferentes partes do mundo”, completa.

Com o tema “Promoção da aprendizagem profunda e significativa – integrando aspectos cognitivos e humanísticos”, o evento abordará a avaliação da aprendizagem; a motivação no processo de ensino; a criatividade e o pensamento crítico; o planejamento do ensino para a aprendizagem profunda; entre outros temas.

Serviço

Devising 21st Century Higher Education with PUCPR – Diving Deep

Data: de 22 a 25 de julho

Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho – Curitiba)

Para mais informações, clique aqui.

Crédito: Edjane Madza.

Palestrantes

>> Jérôme Eneau. Doutor em Andragogia e professor do Centre for Research on Education, Learning and Teaching da Université de Rennes 2 (França). Estuda a aprendizagem autodirigida (reciprocidade, confiança e reconhecimento, cooperação colaboração) e a formação de adultos em contextos de aprendizagem a distância e híbridos.

>> Tonia Casarin. Empreendedora brasileira na área de educação, trabalha com o desenvolvimento de competências socioemocionais.

>> Elizabeth Barkley. Professora no Foothill College (EUA), nomeada Professora do Ensino Superior do Ano na Califórnia pela Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching e vencedora do Prêmio Hayward de Excelência Educacional. Autora dos livros Aprendizagem e Técnicas de Avaliação, Técnicas de Aprendizagem Colaborativa e Técnicas de Engajamento Estudantil.

>> Melinda Maris. Professora do Centro de Educação em Biotecnologia da Universidade Johns Hopkins (EUA). Educadora e cientista premiada cujo trabalho está transformando o ensino e o aprendizado. Ela é pioneira no ensino e aprendizagem usando métodos baseados em evidências.

>> Dianne Bateman. Professora da Universidade McGill e da Faculdade Champlain (Canadá). PhD em Psicologia Educacional, foi premiada com o ingresso na 3M National Teaching Fellowship, o mais prestigioso reconhecimento canadense de excelência em liderança educacional e ensino de nível superior. Sua expertise se estende ao desenvolvimento de currículos baseados em competências e ambientes de aprendizagem híbrida que integram interações face a face.

>> Stéphan Vincent-Lancrin. Professor na Universidade de Paris-Nanterre (França) e na London School of Economics (Inglaterra). Líder de projetos nas áreas de inovação em educação e educação para a inovação.

>> Alenoush Saroyan. Professora na Universidade McGill (Canadá). Sua área de especialização e pesquisa é o desenvolvimento pedagógico de docentes, liderança acadêmica, garantia de qualidade e a reforma dos sistemas de pós-secundários.

Crédito: Edjane Madza.

Resumo de algumas palestras e oficinas

>> Engajamento dos estudantes: teorias, pesquisas e boas práticas (Elizabeth Barkley)

O engajamento estudantil está relacionado diretamente com a qualidade na educação superior do século 21. Como alcançá-lo? Pesquisas, teorias e literatura indicarão boas práticas para identificar estratégias para promovê-lo na sala de aula da universidade atual.

>> Aprendizagem híbrida by design (Dianne Bateman)

A aprendizagem híbrida eficaz requer novas maneiras de pensar sobre o design da disciplina, pois os educadores são desafiados a reconceitualizar as formas tradicionais de ensino e associá-las a múltiplas formas de entrega. Uma disciplina de aprendizagem híbrida bem planejada, ao contrário de uma disciplina on-line ou de uma disciplina presencial tradicional, produz resultados mais fortes em termos de aprendizagem do estudante.

>> O pensamento crítico e criativo no processo de ensino e aprendizagem (Stephan-Vincent Lancrin)

O participantes conhecerão algumas iniciativas empregadas mundialmente com o objetivo de promover e melhorar o ensino e a aprendizagem na educação superior. Ferramentas para promover as habilidades de pensamento crítico e criativo dos estudantes serão apresentadas. Também serão discutidos alguns obstáculos e dificuldades relacionados à inovação no ensino superior.

>> Competências socioemocionais para educadores (Tônia Casarin)

A importância do desenvolvimento de competências socioemocionais torna-se fundamental para que os jovens tenham sucesso não somente na sua vida de estudante, como também em sua vida profissional. Serão abordados os temas: o que são competências socioemocionais e porque são importantes; o professor como papel central no desenvolvimento de competências socioemocionais; a afetividade na relação professor – aluno e como desenvolver as competências socioemocionais na sala de aula.