Como se organizar no ano do vestibular
Mesmo que não pareça, reservar um horário para fazer outras coisas além de estudar te ajuda a garantir aquela vaga
É normal que em ano de vestibular alguns estudantes troquem momentos de lazer e descanso para estudar. Também não dá pra dizer que não haja uma pressão para que todo o foco atenção, energia, dedicação e preocupação se direcionem a passar nas provas.
Acontece que isso faz com que família, amigos, saúde e diversão fiquem em falta. Por mais justificativas que possam existir, abandonar esses “pilares” pode prejudicar o processo de aprendizagem. Até porque o preparo emocional é tão importante quanto o intelectual nessa etapa da sua vida.
Mas o que fazer quando se é pego de surpresa em uma rotina que exige uma dedicação enorme para entender todos os conteúdos, além de praticar exercícios, fazer simulados e ainda conciliar tudo isso com suas outras obrigações?
Para o professor Naim Akel Filho, do curso de psicologia da PUCPR, o primeiro passo é organizar o tempo de acordo com as atividades a serem realizadas. “Pegue uma agenda e separe o tempo de sono, as refeições, os momentos de responsabilidade e obrigações como as aulas, o momento de estudo para a reposição dessas aulas para fixação, os horários de lazer, momentos de relaxamento, etc”.
O profissional atenta para a importância da consciência de que a disciplina será uma aliada nesse período. Também comenta a influência do sono na execução das tarefas do dia a dia. “Você tem que ter um período de sono em torno de 8 horas para que processos psicológicos e neurofisiológicos ocorram, para o cérebro repousar, para memória se organizar. Esse período noturno é o mais importante”, explica.
Ainda segundo o professor, toda essa dinâmica é necessária pois nós temos uma necessidade biopsicológica de viver em equilíbrio, desempenhando diferentes funções. Exigir demais do nosso corpo no sentido físico ou psicológico sem o devido descanso gera zonas de tensão. Uma pessoa que trabalha muito e deixa de realizar atividades físicas, por exemplo, produz hormônios ligados à ansiedade que favorecem o estresse.
Sendo assim, porque não começar a distribuir suas ocupações ao longo do dia? Pode ser no em uma agenda física ou no celular (algumas opções são os aplicativos Any.do, Optimize ou a própria Google Agenda). Seguir essa dica vai fazer você melhorar sua qualidade de vida nesse ano tenso e, de quebra, vai lhe ajudar a conquistar melhores resultados nas provas!
Boa sorte!