Dá pra adivinhar o tema da redação do vestibular?
Como se prevenir pra enfrentar uma das principais cobranças da prova?
A redação é uma das partes com maior peso no vestibular e Enem. Além de atrair a atenção dos estudantes, professores e especialistas se dedicam a identificar possíveis temas que podem ser escolhidos como proposta nas provas.
E como um bom vestibulando, você sabe que é preciso estar informado, não é mesmo? Até porque perguntas sobre atualidades costumam aparecer nas provas de história e também podem ser cobradas em questões de interpretação de texto.
É claro que não é possível adivinhar o tema da redação. Por isso mesmo é preciso ficar ligado nos temas contemporâneos e consumir jornais é uma boa opção para dar conta dessa tarefa. De acordo com o professor Otto Leopoldo Winck, do curso de Letras da PUCPR, “estudar para o vestibular ou para o Enem não é se trancar no quarto e se alienar do mundo”, afirma.
Para ele, temas ligados aos diretos humanos são os mais frequentes: “liberdade de expressão, liberdade e/ou limites para a arte, violência urbana e doméstica, etc. E não se esqueça que tivemos a Copa do Mundo. O que se discutiu ao longo dela? Lembre-se que a seleção vencedora – a da França- é formada em grande parte por imigrantes ou filhos de imigrantes africanos”.
Quando estiver na hora de demonstrar todo esse conhecimento na prática, lembre-se que um texto bom é um texto claro. Não use palavras ou expressões que não domine na intenção de “escrever bonito”. A melhor saída é ser direto, franco e simples. Você deve discutir sua ideia, apresentando prós e contras e tomando o cuidado para não tornar a introdução e a conclusão maiores que o desenvolvimento.
Também não exponha opiniões preconceituosas. “Aqui você tem que partilhar das ideias do grande consenso civilizacional: tolerância, respeito, alteridade, etc”, explica o professor Otto. “O resto é confiar no seu taco. Se você se preparou, se estudou, tem condições de mandar bem”, conclui.
Já se sente preparado para fazer aquela redação nota 10? Se informando e treinando muito, não tem como errar! Boa prova!