Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 24 set 2018

Escola de Ciências da Vida renova graduação com formação integrada e inovadora

Nova estrutura dos cursos busca formar profissionais dinâmicos e atentos às mudanças do mercado

Pensando em uma formação completa e focada nas competências exigidas pelo mercado, a Escola de Ciências da Vida da PUCPR, que reúne 12 cursos de graduação e três de pós-graduação stricto sensu, foi reestruturada para oferecer um modelo de ensino integrado, dar mais autonomia para os estudantes e ainda se conectar com a constante inovação na atuação profissional.

Após um processo de benchmarking com estudantes, egressos e sociedade, foi pensado em um eixo comum às graduações com quatro grandes conhecimentos a serem construídos: plano de carreira docente, pesquisa científica, empreendedorismo e ações educativas. Uma imersão de uma semana com profissionais de inovação em educação da Universidade de Harvard também contribuiu com a consolidação do projeto, que resultou em redução* de até 30% nos valores dos cursos de Gastronomia, Agronomia, Fisioterapia e Farmácia. Além disso, haverá congelamento dos valores dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia para ingressantes no 1.º semestre/2019. *Essa redução não se aplica para os estudantes que já iniciaram o curso (veteranos) ou transferência de outras Instituições de Ensino.

Para a decana da Escola de Ciências da Vida da PUCPR, professora Renata Iani Werneck, um mundo cada vez mais complexo exige profissionais que atuem de forma dinâmica e em diferentes âmbitos sociais. “Qual o melhor profissional para atuar nas ciências da saúde e da natureza? É aquele tecnicamente competente, que tem uma visão global de tudo o que acontece, que sabe pensar como um empreendedor, busca soluções para os problemas, entende que cada profissional tem seu espaço de ação e que todos juntos podem buscar soluções mais eficazes”, afirma.

As competências comuns da Escola serão desenvolvidas de maneira interprofissional pelos estudantes, que recebem certificações ao longo da sua trajetória na Universidade. Assim, acadêmicos de diferentes formações aprendem juntos e têm a possibilidade de flexibilização do currículo com formações variadas. Eles poderão escolher dentre um rol de disciplinas vivenciadas na forma de trilhas, entre elas: Gourmet, Saúde do Idoso, Fitness/Wellness e Cuidados Paliativos.

 

Outro ponto de destaque na renovação da Escola é a busca pela internacionalização. Ao longo de cada semestre, disciplinas da grade curricular são oferecidas em Inglês. O programa de dupla diplomação com universidades internacionais reconhecidas, já presente em grande parte dos cursos, será ampliado.

Com a participação em disciplinas mais amplas, a aplicação de conhecimentos básicos na prática se torna prioridade e é potencializada a partir de ações na comunidade e no atendimento de pequenos grupos pelos estudantes. Quanto à área de pesquisa, o contato com professores dos programas de pós-graduação contribui não só com o projeto de conclusão de curso como incentiva a produção de pesquisas, processos ou produtos a partir do acesso ao conhecimento científico multiprofissionalmente.