PUCPR é a melhor universidade do Paraná de acordo com o THE Emerging Economies
Instituição também é 1ª colocada no estado em internacionalização e a única universidade privada do Paraná entre as instituições qualificadas
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi classificada como a melhor universidade do estado pelo Times Higher Education Emerging Economies University Rankings 2020. A avaliação considerou 46 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, e a PUCPR é a mais bem colocada entre as 7 instituições paranaenses qualificadas.
O ranking analisou 533 instituições de ensino superior em 47 países de economias emergentes. Nesta classificação, a PUCPR conquistou a posição 351-400 geral, enquanto as demais universidades paranaenses ficaram na posição 401-500/501+. Foram considerados dados de todos os estudantes e Campus da Universidade: Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.
A nível nacional, a PUCPR é a 13ª colocada geral, entre públicas e privadas. Destas últimas, apenas 7 instituições privadas do país conseguiram se classificar, sendo a PUCPR a única privada do Paraná.
Destaque em internacionalização
Além de ter conquistado a melhor colocação geral entre as instituições do Paraná, a PUCPR também ficou em lugar de destaque em internacionalização. A instituição é a 1ª colocada no estado nesta categoria.
Para este resultado, foram avaliadas questões como: a presença de estudantes de graduação, pós-graduação e professores de outros países na PUCPR; a produção científica da universidade em parceria com autores estrangeiros; além de citações da instituição em produções acadêmicas internacionais.
A excelente classificação reflete o esforço da PUCPR em internacionalização e no incentivo dado pela Universidade às pesquisas acadêmicas, por meio de diferentes iniciativas.
Ranking Universitário Times Higher Education
O Times Higher Education é um dos principais rankings universitários internacionais e leva em consideração fatores como ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (proporção de estudantes e professores estrangeiros e colaboração internacional) e recurso vindo da indústria (inovação).