Estudantes de jornalismo da PUCPR são selecionados no Festival Internacional de Curitiba: Olhar de Cinema
O filme foi selecionado para a mostra Mirada Paranaense e será divulgado entre os dias 06 e 14 de outubro
Na disciplina de Documentário ministrada pela professora Celina Alvetti, os alunos Andressa Carvalho, Felipe da Fonte e Laís da Rosa do 8º período do curso de Jornalismo da PUCPR produziram o filme “Marcha de Uma Liberdade Roubada”, que fala a respeito da manifestação Black Lives Matter que ocorreu em Curitiba em 2020.
O filme foi produzido entre setembro e novembro do ano passado e contou com a participação de Megg Rayara Gomes, Telma Mello, Lucimar Dias, Denis Denilton, Ana Carolina Fernandes e Débora Caroline Pereira. Com a narração de Joel Santos Neto e Débora Karan, o documentário traz informações e dados em relação à população negra de Curitiba. O filme tem como objetivo mostrar o retrato do racismo estrutural em Curitiba e como isso afeta a realidade das pessoas.
A música principal utilizada no documentário foi “Black Panther (Negue, icaridi, Nath)” que vai de encontro com a temática abordada no filme que fala sobre injustiças e desigualdade social. “Marcha de Uma Liberdade Roubada” está entre os curtas selecionados na categoria Mirada Paranaense e será exibido entre os dias 06 e 14 de outubro de 2021.
Confira a ficha técnica do filme
Direção: Andressa Carvalho, Felipe da Fonte e Laís da Rosa
Roteiro: Laís da Rosa
Edição: Carlos Gabriel Sluzala
Elenco: Megg Rayara Gomes, Telma Mello, Lucimar Dias, Denis Denilton, Ana Carolina Fernandes, Débora Caroline Pereira
Música principal: Black Panther (Negue, icaridi, Nath)
Textos de desabafo: Levi Kaique
Narração: Joel Santos Neto e Débora Karan
Sinopse
A manifestação antirracista que ocorreu pelo mundo em 2020 teve uma grande repercussão em vários lugares do mundo. O foco do documentário é trazer uma reflexão sobre como ocorreu a manifestação em Curitiba. Com especialistas, personagens, ativistas e dados discutimos sobre o impacto gerado pela manifestação que ocorreu no dia 1º de Junho e também sobre as consequências do racismo estrutural e racismo institucional presentes na sociedade.
Reportagem de: Lais da Rosa.