Destaque - 03 mar 2022

Você conhece o programa de Monitorias da PUCPR?

Ofereça suporte acadêmico para professores e estudantes de disciplinas selecionadas e ganhe experiência, com possibilidade de bolsa-auxílio

Já cursou alguma disciplina de graduação e se deu muito bem na matéria? Ou então, terá uma disciplina neste semestre que está relacionada com algum assunto que você domina? Então, que tal prestar assistência ao professor e aos estudantes da turma como monitor? Além de ganhar experiência e aprender muito, você também pode receber uma bolsa-auxílio.

O que é o programa?

Por meio do programa de Monitorias da PUCPR, estudantes de graduação da Universidade auxiliam outros colegas e professores em disciplinas específicas. Para ser monitor, o estudante pode ter cursado a disciplina em semestres anteriores ou ser parte da turma atual. Os monitores são escolhidos por meio de um processo seletivo, de acordo com o projeto submetido pelo professor.

As funções de um monitor incluem tirar dúvidas de estudantes, auxiliar em atividades e prestar assistência em aulas práticas e laboratórios, caso façam parte do planejamento da disciplina. Por meio do suporte acadêmico prestado a outros estudantes, o monitor acaba contribuindo também para a atuação do professor em sala de aula.

A experiência como monitor é uma oportunidade de aprendizagem e crescimento profissional para o estudante. Enquanto auxilia no ensino, ele também aprende e exercita seus próprios conhecimentos, além de treinar sua didática. Há também a possibilidade de obter benefícios como horas complementares, que são fundamentais para a conclusão da graduação, e bolsa-auxílio, que serve como incentivo para os participantes.

Como funciona?

O processo seletivo para as monitorias é semestral, assim como o período de atuação de cada monitor. Os editais são abertos perto do início das aulas e divulgados pelos próprios professores da disciplina, além de serem publicados no site do programa.

A quantidade de vagas de monitoria disponíveis varia de disciplina para disciplina, assim como a disponibilidade de bolsa-auxílio e seus valores. A quantidade de horas dedicadas pelo monitor é determinada de acordo com a carga horária prevista para as aulas. Consulte as disciplinas disponíveis neste semestre e as condições para monitoria em cada uma delas no Portal do Programa de Monitorias da PUCPR:

ACESSE O PORTAL DO PROGRAMA DE MONITORIAS E INSCREVA-SE