Egressos do curso de Medicina da PUCPR Londrina se destacam em concursos de Residências Médicas
Formação continuada, qualificação docente, ampliação de prática e integração entre estudantes e professores são fatores do sucesso
Em 2022, o curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina completa 10 anos. Após 7 turmas formadas, pôde-se acompanhar o desempenho e destaque profissional de muitos médicos egressos da instituição. Alguns atuando em serviços públicos, muitos se especializando em residências médicas, e até outros retornando para universidade como preceptores médicos para auxiliarem na formação de novos profissionais.
O desempenho em concursos de residências médicas tem chamado a atenção. Há casos de egressos com aprovação em primeiro lugar em instituições renomadas, assim como casos de aprovação em todos os concursos prestados. Além disso, podemos ver os médicos, ‘filhos da PUC’, atuando nas principais instituições do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, entre outros estados.
A egressa Eduarda Ferreira Rui, aprovada nas residências de clínica médica da UEL, FAMEMA e Santa Casa de Ribeirão Preto destaca que o curso de Medicina da PUCPR Londrina foi muito importante para sua formação e impactou seu desempenho nas provas de residência pela visão prática nos estágios, atrelado ao conhecimento teórico obtido ao longo de todo o curso.
Já o egresso Lucas Pedrollo, aprovado em todas os concursos de residência que prestou (UNESP, UNIFESP, IAMSPE, USP Ribeirão Preto, USP São Paulo, UNICAMP e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) relata que a escolha da ortopedia, como especialidade médica, surgiu pela vivência da especialidade durante o curso de graduação.
Ainda ao comentar sobre o curso, Lucas complementa “a vivência prática do internato no curso da PUCPR, nas enfermarias, acompanhando pacientes no dia a dia foi determinante para meu desempenho. As provas de residência, principalmente de São Paulo, estão cada vez mais voltadas para o raciocínio clínico, e para nós da PUCPR que vimos bastante casos durante o internato, e o nosso envolvimento com as prescrições e discussão das condutas tomadas, é um diferencial na formação”.
A egressa Ivana de Oliveira Cotrim, aprovada em 1° lugar no concurso de residência de infectologia da USP – Ribeirão Preto (aprovada também na UNICAMP e Instituto de Infectologia Emílio Ribas), destaca que o curso de medicina da PUCPR proporcionou realizar seu sonho de promover saúde pública de qualidade por meio de sua estrutura e de seu excelente corpo docente. “A atenção e o enfoque em cuidados paliativos e ética também me ajudou a perceber questões importantes na atuação médica que espero poder aplicar como profissional Infectologista”, acrescenta Ivana.
O sucesso dos egressos do curso de Medicina da PUCPR pode ser visto como sucesso do próprio curso e instituição, cada vez mais centrada no estudante e comprometida com a formação de excelência, relata o Prof. Paulo R Bignardi, coordenador adjunto do curso de Medicina da PUCPR Londrina. “Gostaríamos de parabenizar cada egresso por suas conquistas, e agradecer ao dedicado e qualificado corpo docente da PUCPR, que não mede esforços para levar o estudante a conhecer uma medicina de excelência e humana”, acrescenta Prof. Paulo.
O maciço investimento institucional na formação continuada e na qualificação docente com os cursos de mestrado e doutorado em Londrina e Curitiba, somada a ampliação dos cenários de prática e a integração dos estudantes, professores e gestores na construção de um curso de qualidade são apontados pela coordenadora do curso, Profª. Evelin Muraguchi, como fatores essenciais do sucesso. Ela ressalta também que o curso tem um cuidado especial na formação pessoal de cada estudante que se reflete na qualidade do cuidado que é oferecido aos pacientes e comunidade.