PUCPR Câmpus Toledo auxilia refugiados com orientações jurídicas
Ação promove atendimentos e maior agilidade nos processos de expedição de refúgio
A PUCPR Câmpus Toledo, em convênio exclusivo com a Embaixada Solidária e com apoio da Polícia Federal, iniciou na segunda-feira (15/05), os atendimentos e orientações jurídicas às famílias de refugiados na região Oeste do Estado. A ação de triagem diminui a morosidade dos processos e já pode ser acionada por refugiados que necessitam de amparo jurídico.
Em média, são 14 semanas para expedição das documentações de refúgio, mas com a parceria firmada entre as instituições, esse processo pode diminuir para apenas duas semanas de espera. No Brasil, aproximadamente 100 etnias buscam amparo anualmente, na região Oeste esse grupo chega a 15 nacionalidades.
“Esse trabalho é extremamente importante para os refugiados e também para auxílio à Polícia Federal, pois realistemos uma triagem prévia em nosso Núcleo de Prática Jurídica, fazendo com que as documentações para refúgio sejam expedidas muito mais rápidas. Essa ação vai ao encontro com os valores institucionais da PUCPR e do Grupo Marista, ou seja, a dignidade humana é a essência de nossa participação”, destaca Rodrigo Saldanha, coordenador do curso de Direito da PUCPR Toledo.
Aprendizado na prática
Como parte da parceria, estudantes, professores e colaboradores realizaram na quinta-feira (11/05), uma formação junto à Polícia Federal a fim de se instruírem sobre os processos de refúgio e tramitações de formulários usados pelos imigrantes junto à PF. Após o treinamento, foi iniciado o contato para o senso de imigração em conjunto com a Embaixada.
Atendimento jurídico para refugiados
Local: Núcleo de Práticas Jurídicas PUCPR Câmpus Toledo
WhatsApp: (45) 9 9975-0866
Avenida União, n. 500 – Vila Becker – Toledo (PR)
E-mail: [email protected]
Atendimento: terça-feira a sexta-feira das 8h00 às 11h30 e das 13h às 17h30