PUCPR Londrina inaugura Laboratório de Inovação Jurídica
Universidade é pioneira em pesquisa e desenvolvimento de soluções para questões de evolução da tecnologia que impactam no Direito
A PUCPR Câmpus Londrina inaugurou na última semana o Laboratório de Inovação Jurídica do Curso de Direito. O objetivo é acompanhar as transformações tecnológicas do país e do mundo, além de propor soluções jurídicas alinhadas às demandas sociais e econômicas da região.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da PUCPR Londrina, Patricia Eliane da Rosa Sardeto, a iniciativa representa uma ação pioneira da instituição de ensino. A aula magna, proferida pela professora Cinthia Obladen de Almendra Freitas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR e doutora em Informática Aplicada pela mesma Universidade, confirma essa vocação.
“A doutora Cinthia traz do campo das Engenharias um olhar que conecta a tecnologia às áreas tradicionais, como a jurídica, e oxigena o debate com provocações necessárias sobre pensar a inovação no Direito de forma disruptiva”, diz.
As ações desenvolvidas no Laboratório de Inovação Jurídica pretendem suprir uma lacuna entre a sociedade e a academia, pois o foco principal do laboratório é justamente captar as demandas emergentes e entregar soluções jurídicas que promovam o desenvolvimento integral.
As atividades já começam neste semestre com uma visita técnica à Itaipu Binacional e com a oferta de dois cursos de curta duração: “Contratos empresariais: hardships, incoterms, poison pills” e “Gestão Rural: aspectos jurídicos e empresariais”. Outros dois novos cursos de pós-graduação estão previstos para 2024.
Além de promover oferta de capacitação sob demanda e personalizada, o Laboratório também atuará em parceria com projetos de desenvolvimento, inovação e responsabilidade social.
Cursos de curta duração
Demonstrar, de modo prático, as problemáticas jurídicas envolvidas nos principais contratos empresariais modernos. Esse é o objetivo do curso “Contratos empresariais: hardships, incoterms, poison pills”, que busca, por meio da uma reflexão jurisprudencial, destacar as principais cláusulas nos contratos de franquia, compra e venda internacional, trespasse e contrato/estatuto social.
Já o curso “Gestão Rural: aspectos jurídicos e empresariais” pretende, dentro de uma abordagem prática-inovadora, analisar as questões de maior relevância para o agronegócio nacional, abordando temas como planejamento sucessório e holding empresarial; mercado de ações/commodities; recuperação judicial e o produtor rural; uso da inteligência artificial no agro; e especificidades nos contratos agrícolas.