Conferência de abertura da XXI Semana de Filosofia da Unicentro foi realizada por professor do PPGF
Léo Peruzzo abordou sobre os conceitos da interação entre a mente, o ambiente e a linguagem como ferramenta nesse processo
O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, Léo Peruzzo, realizou a conferência de abertura da XXI Semana de Filosofia da Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Com o título “Cognição Estendida e a Linguagem das Ciências Cognitivas”, Léo Peruzzo explorou os conceitos fundamentais relacionados à interação entre a mente e o ambiente, destacando como a linguagem é uma ferramenta crucial nesse processo.
Durante a apresentação, ele discutiu teorias contemporâneas sobre a cognição estendida, analisando como a incorporação de instrumentos e tecnologias nos processos cognitivos funcionam como “suportes” ou “andaimes” para a formação do conteúdo mental. Além disso, enfatizou como o uso de dispositivos tecnológicos, como smartphones e computadores, influenciam diretamente a maneira como pensamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.
Segundo o professor, “as novas abordagens sobre a cognição estendida (Extended Mind) implicam, por um lado, em uma alteração na linguagem tradicional das ciências cognitivas e, por outro, em um redirecionamento das perspectivas clássicas que concebem a mente e o mundo como duas substâncias absolutamente separadas. A epistemologia das Ciências Cognitivas, até muito recentemente, estavam ancoradas em uma metáfora obsoleta. Hoje, a partir de um conjunto de evidências científicas, particularmente advindas da biologia comparada, temos boas razões para compreender o funcionamento e a indissociabilidade entre a cognição, o corpo e o mundo”.