Levantamento do PPGCS da PUCPR mostra o impacto da pandemia de covid-19 em idosos
Sistemas de saúde e estratégias globais devem incorporar serviços voltados para idosos para o enfrentamento de pandemias futuras, demonstra o estudo
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR (PPGCS) desenvolveu um levantamento em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos, Bangladesh e México sobre a pandemia de Covid-19 e a taxa de envelhecimento da população. Resultados do estudo demonstram que o impacto da pandemia foi maior sobre os idosos, e que, para pandemias futuras, as estratégias devem introduzir os serviços de saúde voltados para essa parcela da população.
Durante o estudo, os pesquisadores mapearam os aspectos da população idosa e dos serviços de saúde relacionados ao risco maior nesse público, a partir do cruzamento de informações sobre o envelhecimento dos habitantes e a pandemia de Covid-19. No Brasil, foram mais de 700 mil mortes no período, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para saber mais sobre o estudo, acesse a notícia completa na revista Medicina S/A.
Inscrições abertas até 24 de janeiro para Mestrado e Doutorado no PPGCS
O PPGCS da PUCPR está com inscrições abertas para ingresso no Mestrado e Doutorado em 2024. Avaliado na Capes com nota 5, o programa possui duas linhas de pesquisa: Aspectos Celulares e Moleculares da Doença Humana; e Prevenção e Terapia da Doença Humana.
Estruturado com base em um claro e dinâmico planejamento interno, inserido em uma política institucional sólida que garante uma produção intelectual de impacto internacional e inovadora. O PPGCS já tem 20 anos de história e desenvolvimento de pesquisas de alto nível na área da saúde.
Interessados em ingressar no programa ainda podem contar com as bolsas e financiamentos da PUCPR e agências de fomento, para subsidiar o curso de Mestrado ou Doutorado. Com uma estrutura de ponta, a PUCPR conta com mais de 300 laboratórios didáticos e de pesquisa, nas diversas áreas, disponíveis para o desenvolvimento das pesquisas; além de clínicas e hospitais.
As inscrições estão abertas até 24 de janeiro. Para conferir o edital completo e fazer a inscrição, acesse o site do programa.