Destaque - 15 maio 2024

Correio Solidário movimenta doações na PUCPR em prol das vítimas no RS

Estudantes da PUCPR criam projeto para enviar cartas de apoio às vítimas das enchentes no RS

Estudantes e professoras da PUCPR criam projeto para enviar cartas de apoio às vítimas das enchentes no RS (Imagem: Divulgação).

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) estão incentivando a universidade em prol do criativo projeto “Correio Solidário”. A iniciativa do curso de psicologia mobilizou estudantes e professores para escreverem cartas de apoio contendo mensagens de encorajamento, altruísmo, empatia e solidariedade a quem foi impactado com as enchentes no Rio Grande do Sul, especialmente crianças e seus familiares.

“Os estudantes voluntários têm se dedicado ativamente na arrecadação de donativos e incentivando a redação de cartas contendo mensagens de incentivo, poesias, desenhos e afeto. Assim, buscam transmitir não apenas palavras de conforto, mas também esperança e força para aqueles que tem enfrentado momentos tão desafiadores”, explica a Ana Beatriz Dias Pinto, professora de Teologia da PUCPR.

Trabalho voluntário e triagem

Para receber as cartas e orientar os interessados em doar uma palavra de incentivo, dez estudantes do 7° Período do Curso de Psicologia da PUCPR se ofereceram como voluntárias para colaborar na arrecadação de doações e instruir os interessados em escrever uma carta, no Bloco Azul da PUCPR.

Antes de fixar as cartas às doações que estão sendo entregues e enviá-las ao Rio Grande do Sul, o grupo realizará uma triagem dessas correspondências. A ação será conduzida sob a supervisão da professora Patricia Guillon Ribeiro, da disciplina de Psicologia das Emergências.

Tal atividade tem como objetivo verificar se os conteúdos das cartas são adequados às pessoas que estão passando por este momento de provação e fornecer além de auxílio material, a promoção de apoio emocional positivo. A triagem das cartas e a organização dos donativos serão realizadas de forma cuidadosa e transparente, garantindo que cada mensagem e cada item doado chegue às mãos de quem mais precisa.

Iniciativa de auxílio humanitário e emocional

Podem participar da ação estudantes, colaboradores, professores e a comunidade que deseja transmitir uma mensagem de solidariedade e de apoio à população das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O projeto “Correio Solidário” receberá cartas até o dia 31 de maio. Esta ação demonstra positivamente como o espaço universitário pode contribuir efetivamente com a construção de uma sociedade mais fraterna e fundamentada nos princípios de acolhimento e empatia.

Correio Solidário – Bloco 2 (Azul) da PUCPR
Stand ao lado da Praça de Alimentação