Destaque - 20 maio 2024

PUCPR é a primeira Universidade brasileira a se tornar membro da Rust Foundation

A Rust tem a missão de garantir a segurança, efetividade e performance dos sistemas computacionais do mundo

A Rust Foundation é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a apoiar a linguagem de programação Rust e sua comunidade global. A missão da fundação é garantir que os sistemas computacionais globais sejam mais seguros, eficientes e performáticos por meio da linguagem Rust. Eles fazem isso financiando sua infraestrutura central e a segurança, além de iniciativas comunitárias direcionadas.

Tornar-se um membro associado da Rust Foundation oferece à PUCPR a oportunidade de se engajar com uma rede influente de organizações que estão moldando o futuro da linguagem Rust. Isso proporciona visibilidade institucional, acesso a recursos exclusivos para pesquisa e desenvolvimento e a chance de contribuir diretamente para o crescimento e segurança da linguagem.

Mas afinal, o que é linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções utilizadas para escrever programas que são executados por computadores. Elas permitem que programadores criem softwares para uma ampla gama de aplicações, desde aplicativos simples até sistemas operacionais complexos. As linguagens de programação definem a sintaxe e a semântica que os programadores devem seguir para que suas instruções sejam compreendidas e executadas pelos computadores.

Qual é a importância da linguagem Rust?

Rust é uma linguagem de programação moderna, desenhada para oferecer segurança de memória e concorrência sem sacrificar a performance. Isto significa que programas escritos em Rust são mais resistentes a certos tipos de bugs e vulnerabilidades comuns em outras linguagens, o que é essencial para a construção de sistemas seguros e eficientes.

Rust tem ganhado popularidade rapidamente por causa dessas características, e é amplamente reconhecida por seu design que ajuda desenvolvedores a escreverem códigos mais seguros e confiáveis. A atenção à Rust é motivada pela sua capacidade de lidar com os desafios contemporâneos de software, especialmente em áreas críticas como desenvolvimento de sistemas operacionais, aplicações de internet das coisas (IoT) e infraestrutura de backend.

Quais são os benefícios para os estudantes e professores da PUCPR?

Através da associação, a comunidade acadêmica pode ter acesso a oportunidades de liderança de pensamento, networking, conteúdo, pesquisas e solicitações de mídia junto à equipe da Rust Foundation.

Essa parceria é mais um compromisso da PUCPR em fomentar a inovação, sempre buscando excelência acadêmica para os desafios do futuro e as melhores oportunidades na jornada de transformação de seus estudantes.