Destaque - 20 maio 2024

Professores da PUCPR levam educação empreendedora a colégio de ensino médio em Curitiba

O curso de "Imensão Empreendedora" tem como foco desenvolver o empreendedorismo em cada aluno e levar para projetos que contribuam na comunidade

Na última quinta-feira, dia 16 de maio, teve início uma parceria inédita entre a área de empreendedorismo da PUCPR e o Colégio Senhora de Fátima. O Prof. Paulo Porto, coordenador da área de empreendedorismo da PUCPR, explica que este é um desejo antigo da Universidade: “Já realizamos várias ações pontuais, mas nunca tínhamos criado uma iniciativa estruturada e de longo prazo.”

Neste contexto, nasceu o curso de extensão “Imersão Empreendedora”, que levará toda a expertise das 14 edições do premiado PIBEP (Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR) para o ensino médio.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores do curso, os professores Paulo Porto Martins e Jefferson Cunha, e a realização da Oficina Criatividade, ministrada pela professora Evary Elys Anghinoni.

O curso segue uma jornada com encontros semanais, incluindo oficinas, mentorias dirigidas e desenvolvimento de projetos empreendedores. Serão 28 encontros ao todo, culminando no Demo Day, que ocorrerá em 21 de novembro na PUCPR. Nesse evento, os projetos desenvolvidos pelos estudantes do ensino médio serão apresentados a uma banca composta por professores da PUCPR e convidados externos.

Os responsáveis pelas mentorias e oficinas são professores do time de Empreendedorismo da PUCPR, incluindo mentores do PIBEP, do SpinE, da Escola de Belas Artes e da Escola Politécnica.

O objetivo do curso é desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos através de atividades práticas, mentorias e a construção de projetos que abordem necessidades e soluções do cotidiano de maneira ética e humanizada.