Intercâmbio - 21 maio 2024

Programa de acolhimento a intercambistas da PUCPR está com inscrições abertas

Comunidade acadêmica da PUCPR pode se inscrever no Buddy Program e acolher estudantes internacionais durante o período de intercâmbio. Programa é possibilidade de troca cultural sem sair do país

Na PUCPR, não é preciso ir muito longe para viver experiências internacionais e multiculturais. O Buddy Program oferece a toda a comunidade acadêmica da Universidade a possibilidade de conhecer pessoas de outros países, ao acolher estudantes intercambistas. Inscrições para novos voluntários estão abertas até o dia 30 de junho e podem ser feitas no link.

Promovido pela Diretoria de Internacionalização da PUCPR, o Buddy Program é um programa para acolher o estrangeiro que chega à Universidade. Chamado de Buddy, o voluntário, que pode ser um estudante, professor ou colaborador, é responsável por receber os estudantes internacionais. Com isso, auxilia na adaptação à rotina no Brasil e acompanha a permanência do intercambista durante esse período de descobertas em um país diferente.

Luísa Candeo, alumni do curso de Direito da PUCPR, é buddy há dois anos. A vontade de ser parte do Buddy Program nasceu com o gosto de conhecer novas culturas e a própria experiência fora do país, quando Luísa passou um período na Coreia do Sul e foi bem recepcionada pelos estudantes locais, algo que fez total diferença para ela.

Mesmo já formada na Universidade, Luísa planeja continuar como Buddy por mais tempo. Grande parte dos estudantes recepcionados por ela são de origem francesa, além de intercambistas da Alemanha, Coreia do Sul e, atualmente, Estados Unidos. Com o contato com tantas outras nacionalidades, ela conseguiu aprimorar o domínio do inglês.

“Entrei para o programa Buddy esperando conhecer gente nova e, no final, me conheci. Como buddy cresci muito mais do que eu teria crescido só como aluna. Então, é uma das oportunidades da PUCPR que fico muito feliz em ter descoberto, foi no momento exato da minha vida” conta Luísa.

A ajuda como buddy pode acontecer em eventos culturais locais, comidas típicas, adaptação com a rotina brasileira, como planos de celulares, contas de banco, o aprendizado na língua portuguesa e, sobretudo, com apoio emocional, já que muitos intercambistas chegam em Curitiba para a primeira vivência em outro país.

Como ser um Buddy?

Para participar do Buddy Program, é preciso seguir os passos abaixo e efetuar a inscrição até o dia 3o de junho.

• 1º Passo: Ler o Guia do Buddy e termo de adesão de voluntariado.
  • 2º Passo: Realizar a inscrição online neste link e fazer upload do termo de adesão assinado na plataforma Eventum.
  • 3º Passo: Aguardar o contato do(a) estudante internacional.

Clube iExchange reúne os buddies da PUCPR

O Clube iExchange, vinculado à Identidade Institucional PUCPR, é um clube universitário feito para os buddies da Universidade! Como parte das atividades promovidas pelo grupo, estão eventos e viagens com os estudantes internacionais.

Para participar do iExchange, é preciso ser parte do Buddy Program e fazer a inscrição, que abre no mesmo período. O clube é ativo na comunidade intercambista de Curitiba e região e funciona como rede de apoio entre buddies e estudantes estrangeiros.

Para fazer inscrição no Clube iExchange, entre em contato: [email protected].