Intercâmbio - 27 maio 2024

Do intercâmbio para a vida: como um período fora do país pode mudar perspectivas

O intercâmbio na universidade pode trazer mudanças significativas para a vida. Maéva, estudante de Lisboa, passou um tempo na PUCPR e fez uma escolha para o futuro depois dessa experiência. E ela envolve o Brasil

A experiência de intercâmbio na universidade é um sonho mundial de jovens universitários, afinal, as trocas culturais entre países e pessoas enriquecem a formação, crescimento e repertório pessoal de cada um. Todo semestre a PUCPR recebe intercambistas de outros países que escolhem o Brasil como uma nova forma de ver o mundo. Mas, o que inicialmente seria um período temporário de estudos, pode se tornar uma escolha para o futuro. Com a Maéva dos Anjos, foi isso que aconteceu.

Estudante do curso de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Lisboa, Maéva passou um tempo no Brasil nos primeiros meses do ano para fazer o último estágio do curso, em saúde coletiva. A escolha pelo Brasil não foi por acaso. Ela uniu seu desejo de fazer intercâmbio com a vontade de conhecer a cultura brasileira. Por meio da parceria entre a PUCPR e a UCP, ela veio para Curitiba em janeiro de 2024.

Línguas iguais, vivências diferentes

Como futura profissional da Enfermagem, Maéva já trazia em sua bagagem a realidade de saúde portuguesa, que tem práticas diferentes se comparadas ao Brasil. E isso foi um ponto e tanto para ela, por conquistar novas competências profissionais que trarão aquele diferencial para o currículo, principalmente falando em vulnerabilidades e doenças mais comuns.

Na prática do estágio, junto à Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, ela acompanhou o dia a dia de duas unidades de saúde públicas de Curitiba e plantões no SAMU e prontos-socorros.

Mas não é só da prática da profissão que vive um intercambista no Brasil. Maéva destaca outro ponto em sua experiência aqui: o desenvolvimento pessoal. “É um momento de autoconhecimento, autorreflexão e de aprendizagem da cultura, de como nós nos damos no outro país” conta.

De uma escolha de intercâmbio para a futura casa

O que de início era uma experiência de intercâmbio e de explorar diferentes perspectivas, se tornou uma virada de chave na vida de Maéva. Depois do contato inicial no Brasil por um tempo, ela decidiu que aqui é o lugar em que ela irá fazer sua carreira e vida. O próximo passo é a validação do diploma para poder exercer a profissão em solo brasileiro no próximo ano.

“Acho uma oportunidade incrível que pode ser revolucionária em nossas vidas, porque tem sido assim comigo. Cheguei cá e gostei tanto, tanto ao nível profissional quanto pessoal, porque encaixa com aquilo que quero como perspectiva de carreira que em Portugal nós não temos, infelizmente. Ao nível pessoal, porque amei essa cultura que os brasileiros têm, as formas como os brasileiros encaram a vida” destaca.

PUCPR tem mais de 300 parcerias com universidades estrangeiras

Receber intercambistas é uma cena comum no Câmpus da PUCPR, já que a Universidade segue como uma das instituições de ensino mais internacionalizadas do país, ao colocar a internacionalização como uma das prioridades institucionais. Os próprios estudantes da PUCPR podem acolher estudantes internacionais com o Buddy Program, um programa de apoio e acolhimento aos estrangeiros.

Atualmente, são 318 parceiras, de 44 países diferentes, além de 41 acordos de dupla diplomação de Graduação e Pós-Graduação com instituições de renome em diversos países como Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Com isso, os estudantes brasileiros e internacionais podem experimentar ir além com a PUCPR.

Conheça as possibilidades de internacionalização da PUCPR.