Evento para comemorar os 30 anos da Biblioteca Central é feito em data especial
Para comemorar esse marco, no último dia 6 de junho, dia de São Marcelino Champagnat, foi feito uma cerimônia para comemorar esse marco
No ano em que a PUCPR celebra seus 65 anos, a Biblioteca Central também comemora três décadas desde sua inauguração, período marcado pela dedicação ao conhecimento, à aprendizagem e ao enriquecimento cultural de nossa comunidade.
No dia 18 de fevereiro de 2024 a Biblioteca Central da PUCPR completou 30 anos. As festividades ocorreram dia 06 de junho no hall da Biblioteca, dia de São Marcelino Champagnat.
O evento contou com participação do Reitor da PUCPR Ir. Rogério Meteucci, apresentação da Orquestra Experimental da PUCPR e roda de conversa intitulada “Biblioteca como um farol de aprendizado, pesquisa e cultura”, com a participação do Pró-Reitor Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR Fabiano Incerti, Murilo Karasinski e Solange Viaro Padilha que compartilharam suas perspectivas sobre a importância da leitura, conhecimento, acesso à informação, tecnologias e cultura. Além disso, tivemos a abertura da exposição que retrata as três décadas de história da Biblioteca Central.
Ao longo desses anos, foram inúmeros os desafios, superação de obstáculos e alcance de feitos significativos, e sempre guiados pelos princípios marista e pela missão em desenvolver e difundir o conhecimento e cultura.
Estiveram presentes autoridades e colaboradores da PUCPR, irmãos da Província Marista Brasil Centro-Sul e representantes de instituições de Curitiba. Marcaram presença também Abraão Assad, que produziu o vitral da Biblioteca “A criação das profissões”, inspirado nas diversas atividades desenvolvida pela humanidade; e Heloisa Campos, filha de Ida Hannemann, artista responsável pelo painel do térreo, que apresenta a natureza típica paranaense.
Curiosidades e marcos da nossa Biblioteca Central:
- O prédio começou a ser construído em 1989 e foi inaugurado em 18 de fevereiro de 1994.
- O edifício da Biblioteca Central abrange uma área de 10.545,47m² divididos em 4 andares, com área para leitura de 3.511,11m2 e capacidade para 1.500 usuários sentados.
- Neste ano de 2024 passaram pela unidade mais de 130 mil pessoas, que buscaram atendimento especializado dos bibliotecários, atenção especial e dedicada dos assistentes da biblioteca, apoio estudantil no PUCAcolhe, e aqueles que só almejavam usar os espaços de convivência para estudar, relaxar e até dormir para revigorar as energias.
- A equipe é composta por 38 colaboradores.
- Orgulho de ser uma área completamente inclusiva, em que dentro do complexo da PUCPR, há o maior número de PCD’s, que somam 26% do quadro de colaboradores. Em que todos entregam o seu melhor, e descobrem ali os seus talentos para diferentes atividades. E consequentemente, permite aos demais aprimorar a escuta, o olhar de admiração, respeito e amor ao próximo.
- Foi desenvolvido aqui na PUCPR o Sistema Pergamum, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Marcos Rogério de Souza. Hoje, é o maior sistema de bibliotecas do Brasil, sendo utilizado em mais de 70 países. Isso transforma a biblioteca em um verdadeiro laboratório de inovações e implementações no sistema, que são posteriormente distribuídas para mais de 10 mil bibliotecas no Brasil e no exterior.
- Se você deseja conhecer mais sobre a Biblioteca Central e descobrir histórias e fatos fascinantes, recomendamos a leitura do livro “Algumas Lembranças”, de autoria do Reitor Emérito da PUCPR, Irmão Clemente Ivo Juliatto, falecido em maio de 2022.
Conheça um pouco da história da nossa belíssima biblioteca, a exposição ficará aberta até final de setembro, no horário de funcionamento da Biblioteca, sendo das 7h às 23 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 13 horas.
O evento comemorativo foi gravado e está disponível no link.