Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 30 jul 2024

PUCPR Toledo oferece curso de extensão de Medicina Veterinária que é único na região

O curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal já formou mais de 700 alunos

Nos últimos quatro anos, o mercado da Medicina Veterinária ganhou cerca de 23% novos profissionais na área, cerca de 10 mil por ano, segundo o CRMV-PR. Vendo esse crescimento, o Câmpus Toledo da PUCPR oferece um curso de extensão, que é único no Oeste do Paraná, muito atrativo para todos esses novos profissionais e os antigos, se trata do: curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle.

O corpo docente, que é formado por professores, mestres, doutores e representantes do Ministério da Agricultura e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, já são responsáveis em ministrar mais de 38 cursos e formar mais de 700 alunos.

As Coordenadoras do curso, Caroline Hoscheid Werle e Mônica Regina de Matos destacam que o mercado de trabalho de Medicina Veterinária está em expansão, pois apenas os habilitados são liberados para realizar este tipo de assistência para o produtor rural, gerando uma boa fonte de receita para o profissional. As coordenadoras também afirmam que o curso tem uma importância no cenário nacional, pois se trata de doenças com caráter zoonóticos, que podem ser transmitidas para outros animais e serem nocivas aos seres humanos, causando doenças em órgãos, principalmente no pulmão ou provocando doenças crônicas. No caso de contágio, para os animais não existe tratamento, sendo o sacrifício a única solução.

Em julho de 2024 acontecerá a quarta edição do curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal na PUCPR, localizada em Toledo, Paraná. O curso que se iniciou em dezembro de 2012, é focado para os estudantes do décimo período de Medicina Veterinária e para os profissionais graduados.

O curso se destaca por ter uma metodologia prática e teórica, e acontecer presencialmente nas instalações da Clínica Veterinária da Universidade, sendo concluído em 32 horas habilitando assim o profissional a fazer exames de brucelose e tuberculose.

A formação é estruturada em dois módulos:

–  Módulo 1: Legislação

– Orientação do ministério da agricultura PNCEBT (Programa Nacional de controle e erradicação de brucelose e da tuberculose animal).

– Módulo 2: Teoria e prática sobre as doenças

– Conhece e aplica métodos de diagnósticos das doenças. Os animais analisados fazem parte do rebanho na Clínica Veterinária da PUCPR Câmpus Toledo, que possui um rebanho com mais de 50 animais e que disponibiliza 21 deles para aplicação de aulas práticas.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO