Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 29 ago 2024

Universidade promove oficina de inclusão digital para idosos

O projeto promove que estudantes auxiliem a comunidade com aulas sobre uso de smartphones; as inscrições já estão abertas

Usar o celular hoje em dia se tornou rotineiro, 98,8% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade acessam a internet através de um smartphone. E, entre a população acima dos 60 anos, esse número de usuários vem aumentando. Segundo os dados de 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nessa sexta (16), 66% das pessoas da terceira idade acessam a internet por telefones, mais de 21% de aumento em comparação com 2019, quando menos da metade da população idosa (44,8%) tinha esse hábito.

Visando a inclusão digital, a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus Londrina está com inscrições abertas para a próxima turma da oficina de smartphones para pessoas acima de 60 anos. As aulas são gratuitas e acontecem aos sábados, das 8h30 às 11h30, no campus da Universidade, a partir do dia 14 de setembro.

Nas oficinas, os participantes receberão informações sobre como acessar a internet, realizar pesquisas e como usar ferramentas e aplicativos dos smartphones. O programa inclui também orientações sobre navegação segura, minimizando riscos de golpes ou invasão de privacidade.

As oficinas são ministradas por estudantes da própria Universidade que participam do Projeto Comunitário, uma disciplina que desenvolve ações sociais. “Práticas como essa, ainda na formação acadêmica, fornecem ao estudante um conhecimento mais abrangente e desenvolvem habilidades de comunicação, empatia, colaboração e adaptabilidade, que são requeridas e valorizadas no mercado de trabalho”, explica Marcos Regazzo, da Área de Identidade da PUCPR.

As inscrições para o curso estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (43) 3372-6028, (43) 3372-6025 ou (43) 99183-6172, até 11 de setembro. Para as aulas, é necessário que o participante leve seu telefone pessoal. As vagas são limitadas.

Serviço:

Oficina de smartphones para idosos

• Inscrições: (43) 3372-6028 ou (43) 3372-6025 ou (43) 99183-6172 até 11/09
  • Aulas: aos sábados, com início em 14/09
  • Local: PUCPR Londrina – Sala do Projeto Comunitário (Av. Jockei Club, 485 – Hípica)