Globo Repórter destaca a presença de animais terapeutas na PUCPR
Projetos da Universidade buscam aliviar o estresse do dia a dia no ambiente acadêmico e apoiar em atendimentos de saúde
No dia 16 de agosto, o Globo Repórter, programa da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre a presença de animais nos ambientes. O Projeto Focinhos da PUCPR e a Cacau, a cão terapeuta da área da saúde, foram os destaques.
A vida na Universidade pode exigir muito dos estudantes, professores e colaboradores. Em alguns momentos, é preciso desligar e aliviar os sentimentos. É neste momento que o Projeto Focinhos entra em cena!
O PUCPR Acolhe, setor de apoio estudantil, é o responsável pela iniciativa, que está presente no Câmpus há cinco anos. Hoje já são mais de 40 voluntários, desde cachorros até um pônei, a Luna… Todos os cursos recebem a visita dos animais, como também os eventos promovidos pela Universidade ao longo do ano. Os encontros são semanais e funcionam para ajudar na saúde mental e integral, que está diretamente conectada com o desempenho acadêmico do estudante.
Apesar de ser uma grande ajuda para toda a comunidade acadêmica, os próprios animais também se beneficiam muito. Ao se aproximar do Câmpus, eles já reconhecem que estão chegando para mais um dia.
Veja também: como a terapia com animais pode beneficiar a saúde
Além dos animais que circulam pelo Câmpus com o Projeto Focinhos, a Escola de Medicina e Ciências da Vida também conta com um apoio extra nos cursos de Odontologia e Fisioterapia.
A Cacau frequenta os corredores da Clínica Odontológica desde os seis meses de idade e ao menos uma vez por semana, ela participa das aulas do curso de Odontologia e ajuda nas consultas. Seja criança ou adulto, os pacientes ficam mais calmos e confortáveis com a presença do cão terapeuta.
Clique aqui e conheça a Clínica de Odontologia da PUCPR
Em razão dos bons resultados da presença da cão terapeuta no curso de Odontologia, ela agora virou uma disciplina obrigatória do curso de Fisioterapia.
Veja como os animais estão presentes nos cursos na PUCPR
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um método terapêutico que se utiliza do contato com animais a fim de complementar o tratamento dos pacientes. No caso dos cachorros, essa prática também é conhecida como cinoterapia. Trata-se de um tratamento cientificamente comprovado, que tem por objetivo cuidar e ajudar a promover o bem-estar emocional, físico, cognitivo e social dos pacientes.
Assista a reportagem completa e conheça o trabalho dos animais terapeutas na PUCPR: