PUCPR Cultura

PUCPR Cultura - 23 set 2024

PUCPR é palco da exposição “terras que nos habitam”

Mostra tem entrada gratuita e vai até dia 11 de outubro

Elaborar o conceito da terra em toda sua complexidade e dualidade é a proposta de “terras que nos habitam”, exposição gratuita sediada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e desenvolvida pela artista Isabelle Catucci. A mostra pode ser visitada no Centro Cultural da Universidade até o dia 11 de outubro, das 9h às 21h, entre segunda e sexta, e das 9h às 15h, nos sábados.

A artista traz desde blocos sólidos de barro, até peças delicadas de cerâmica para as salas da exposição, que busca a expansão dos limites entendidos pelo termo terra, ou Terra, sendo a com “t” minúsculo vista como posse e de direito de dominação, mas que escapa entre os dedos em nuvem de poeira.

“Essa mostra nos leva a olhar a terra como concreto e como simbólico, do chão que pisamos ao cosmos que habitamos”, comenta Douglas Silva Moreira, gerente do Centro Cultural da PUCPR, “nos orgulhamos em trazer esses momentos de reflexão para os estudantes e para a comunidade, é um espaço para analisarmos nossa posição como seres humanos e nossa relação com o ambiente em que vivemos”.

Sobre a artista

Isabelle Cantucci é artista, professora e investigadora. Suas práticas dialogam com o espaço e relações entre terra, arte e os sistemas que nos cercam. Suas exposições são marcadas por esculturas, cerâmicas e poéticas tridimensionais. A curadoria e produção da exposição foi realizada pela equipe da PUCPR Cultura em diálogo com a artista.

• Exposição “terras que nos habitam”
  • Data: até 11 de outubro
  • Horário: segunda à sexta – das 9h às 21h, sábados – das 9h às 15h