Destaque - 09 out 2024

PUCPR receberá Nobel de Medicina durante o SEMIC 2024

Depois do sucesso do Nobel de Física no ano passado, neste ano PUCPR recebe pela primeira vez uma vencedora do Nobel de Fisiologia ou Medicina

O Instituto Ciência e Fé e o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da PUCPR promovem o Encontro com a Nobel de Medicina 2023, Katalin Karikó, durante a abertura dos eventos, no dia 21 de outubro. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis para a comunidade acadêmica PUCPR e público externo.

Katalin Karikó, bioquímica húngara e convidada para o Encontro, venceu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2023, ao lado de Drew Weismann. Suas descobertas sobre modificações de bases de nucleotídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNAm eficazes contra a COVID-19.

A edição deste ano do SEMIC PUCPR, que ocorre entre os dias 21 e 24 de outubro, será a 32ª. O eixo temático deste ano é “Energia”, que vem de uma das áreas estratégicas da Universidade e pretende considerar os desafios globais, as competências internas, o planejamento e a missão institucional.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO PARA O EVENTO PRESENCIAL

Quem é Katalin Karikó?

Katalin, que se tornou a 13ª mulher a vencer um Nobel de Medicina, nasceu em 1955 na cidade húngara de Szolnok tem um interesse pela natureza desde criança e isso se comprovou quando se destacou academicamente em ciências. Ao longo da sua carreira, a bioquímica foi se destacando cada vez mais e isso resultou em oito prêmios vencidos ao longo da carreira, sendo o mais recente o Prêmio Nobel.

PUCPR promove eventos de iniciação científica e tecnológica

Além da palestra, o SEMIC reúne atividades em diversas áreas, além de sessões de apresentação oral e e-pôster (em português e inglês) e também paralelamente acontecerá o SEMIT, a 9ª Feira de Ciências e a 5ª Mostra Paralela nas quais os estudantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da PUCPR compartilham os resultados obtidos durante a trajetória científica, que acontece ao longo de 12 meses. No encerramento do evento, os melhores trabalhos avaliados serão premiados.

Vale lembrar que essa edição do Encontro com Nobel não será a primeira, ano passado a Universidade recebeu o vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2006, John Mather.