Destaque

Destaque - 23 out 2024

Palestra com vencedora de prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina abre dias de evento de iniciação científica da PUCPR

Katalin Karió foi a 13ª mulher a vencer o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina e concedeu uma palestra online na abertura do SEMIC de 2024

O Instituto Ciência e Fé da PUCPR organiza anualmente o Encontro com Nobel com intuito de dar ampla visibilidade para as contribuições da ciência à sociedade e aproximar, da comunidade acadêmica e externa, esses diferentes saberes do nosso contexto nacional. Este ano, o Encontro com Nobel foi realizado na abertura dos eventos de iniciação científica da Universidade. Afinal, é nesse espaço que encontramos os jovens vocacionados para a pesquisa.

A PUCPR considera os programas de iniciação científica e tecnológica uma estratégia de excelência para a formação integral dos jovens, introduzindo os estudantes no universo da Ciência, para darem início a sua formação de pesquisador.

O evento contou com a palestra, de forma online, da Dra. Katalin Karikó, a 13ª mulher na história a ganhar o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina. Ao final da palestra, os estudantes tiveram oportunidade de interagir e fazer perguntas à Dra. Katalin. Os jovens foram muito participativos e essa troca contribuiu ainda mais com o evento, já que a Nobel pode fazer essa aproximação e falar diretamente com eles.

Em 2023, Dr. Karikó e Dr. Drew Weissman receberam o Prêmio Nobel de Medicina, pelas suas descobertas sobre modificações de bases de nucleotídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a COVID19,  contribuindo para salvar milhões de vidas.

Sobre a Nobel

Dr. Katalin Karikó, nascida em uma pequena vila no interior da Hungria, obteve seu PhD na Universidade de Szeged, na qual se tornou pesquisadora do Biological Research Center, onde começou seu interesse pela molécula de RNA. Com o cancelamento do financiamento de sua pesquisa no BRC, Dr. Karikó aceitou uma posição de pós-doutorado na Temple University, nos Estados Unidos e, quatro anos depois, na Pennsylvania University, onde iniciou sua colaboração com o Dr. Dr. Drew Weissman com o objetivo de estudar a possibilidade de usar mRNA como estímulo de resposta imunológica contra viruses. Seu trabalho envolvendo modificações de bases de nucleotídeos do RNA levou à fundação da empresa RNARx, que licenciou a tecnologia para duas companhias: Moderna e BioNTech; nesta última, Dr. Karikó assumiu a posição de vice-presidente.

O evento contou com tradução simultânea no local e, também, foi transmitido pelo canal da PUCPR no Youtube (em português e inglês).