Estudante de Farmácia conquista prêmio de Liderança Estudantil pela Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR
Categoria faz parte do Prêmio de Liderança Universitária Irmão Clemente Ivo Juliatto, que reconhece trabalhos de impacto para a universidade e comunidade
Em sua terceira edição, o Prêmio de Liderança Universitária Irmão Clemente Ivo Juliatto é uma iniciativa da PUCPR para reconhecer trabalhos que impactam positivamente a universidade e a sociedade em geral. São premiados estudantes que se destacam, principalmente, por sua liderança e contribuição em diversas ações – além de centros acadêmicos com participação ativa na comunidade.
Na categoria Liderança Estudantil, a estudante de Farmácia Maitê Meira foi uma das premiadas, representando a Escola de Medicina e Ciências da Vida. Ela desenvolveu projetos como a arrecadação de livros para acolhidos da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, na Vila Torres, reforçando o papel da leitura como ferramenta de transformação e inclusão. Além disso, organizou eventos como a Semana Acadêmica do curso de Farmácia, palestras de conscientização em saúde e oficinas no Planeta PUC.
Para Maitê, a premiação não é apenas um reconhecimento individual, mas uma celebração do trabalho em equipe. “Nos últimos anos, tive a honra de liderar iniciativas que, para além da educação, fortalecem a nossa comunidade. Cada projeto que realizamos foi guiado pela paixão de fazer a diferença na vida das pessoas. É isso que nos move e nos inspira. E é um orgulho dividir esse espaço com tantos estudantes que contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal dos acadêmicos”, destaca.
O prêmio é uma homenagem ao Irmão Clemente Ivo Juliatto, que foi reitor durante 16 anos e era incentivador da transformação por meio de iniciativas estudantis. Para a coordenadora do curso de Farmácia da PUCPR, Fernanda Ostrovski Sales, essas ações estimulam o desenvolvimento de competências transversais, como liderança, ética, trabalho em equipe e responsabilidade social. “Ao incentivar esses valores, a universidade cumpre o seu papel de formar indivíduos que não apenas dominem o conteúdo da sua área, mas que estejam preparados para liderar e promover mudanças positivas na sociedade”, afirma.
A valorização individual também inspira outros estudantes a buscarem um papel mais ativo na vida acadêmica e comunitária. “Esse tipo de reconhecimento pode incentivar outras áreas a criarem espaços de liderança e protagonismo, ações interdisciplinares e colaborativas. A vivência universitária mais ampla também pode resultar em maior engajamento ao longo da graduação, reduzindo índices de evasão, e na criação de um vínculo duradouro com a instituição, mesmo após a conclusão do curso”, ressalta a professora do curso de Farmácia da PUCPR, Patrícia Stuelp Campelo.
Além disso, reconhecer ações que têm um impacto positivo para a universidade e a comunidade ajuda na criação de um ambiente de colaboração mútua. “Ao apoiar essas iniciativas, a universidade valoriza a voz dos alunos e contribui diretamente para a formação de novos líderes, capazes de atuar tanto na vida acadêmica quanto em suas futuras carreiras”, afirma a professora Marilene da Costa Santos.