Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 29 out 2024

Mulheres Inspiradoras: Professoras Brasileiras são homenageadas no Prêmio CAPES-Elsevier 2024

Professora da Escola de Educação e Humanidades está entre as premiadas

No dia 06 de novembro, na sede da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), será realizada a sexta edição do Prêmio CAPES – Elsevier. No evento 15 pesquisadoras brasileiras são reconhecidas pela contribuição nas áreas de Exatas, Médicas e Humanas entre 2019 e 2023, distribuídas nas quatro Regiões do País. A Professora Doutora Mary Rute Gomes Esperandio, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será a representante da “Região Sul”, da Área de “Humanas”.

A pesquisadora atua no Programa de Pós-Graduação em Teologia (PPGT) da Escola de Educação e Humanidades (EEH) e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Escola de Medicina e Ciências da Vida (EMCV). Seus estudos situam-se na interface entre teologia, saúde e espiritualidade e possui diversos trabalhos publicados. Tem sido coordenadora brasileira do projeto “The Scientific Study of Religious Cognition in Brazil”, junto à John Templeton Foundation – JTF, em colaboração com o professor Kevin Ladd, psicólogo da religião de referência internacional, afiliado à Indiana University South Bend – IUSB.

Conforme informa o site da CAPES: “Para a edição vigente do prêmio, as vencedoras foram selecionadas a partir do indicador de citações ponderadas por disciplina, que mede o impacto de um trabalho em relação a outros trabalhos do mesmo tipo, disciplina e ano de publicação, extraído da ferramenta de avaliação de produção científica e de métricas, SciVal, da Elsevier. Os dados foram exportados de acordo com a atualização do dia 25 de setembro de 2024. Além do indicador, foi analisado o número mínimo de cinco publicações na disciplina indicada nos últimos cinco anos (2019-2023).”

Ainda segundo a CAPES: “De acordo com o último relatório sobre equidade de gênero na pesquisa Progress Toward Gender Equality in Research & Innovation – 2024, publicada pela Elsevier, o Brasil é o terceiro país com maior participação feminina, atrás apenas da Argentina e de Portugal. O percentual de mulheres entre os autores de publicações científicas no país passou de 38%, em 2002, para 49%, em 2022.”

A Escola de Educação e Humanidades parabeniza a professora Doutora Mary Rute pelo reconhecimento público de sua pesquisa qualificada, bem como agradece o Programa de Pós-Graduação em Teologia, pelo suporte e incentivo que oferece ao trabalho de seus docentes e pesquisadores.

Maiores informações sobre o Prêmio, o portal de periódico da CAPES e a Editora Elsevier, veja no link a seguir.