PUCPR Toledo promove evento gratuito sobre sucessão familiar
Encontro acontece dia 18 de novembro, com inscrições limitadas
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria das empresas no Brasil possuem perfil familiar: elas correspondem a 90% do mercado nacional, empregam 75% da mão de obra no país e respondem por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB). Porém, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) mostra que apenas 7 em cada 100 empresas chegam à terceira geração.
Para enfatizar a importância do planejamento sucessório, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo convida empresários, produtores, profissionais autônomos, futuros estudantes e demais interessados no tema para participarem do evento Café & Sucessão Familiar, no dia 18 de novembro, às 19h, no Câmpus da Universidade. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas aqui.
“Um bom planejamento sucessório pode garantir a continuidade dos negócios e a preservação dos valores e objetivos da empresa familiar ao longo do tempo”, aponta Gustavo Grander, coordenador do curso de Administração e de Engenharia de Produção da PUCPR Toledo, “nosso evento buscará mostrar os caminhos para uma sucessão tranquila e preparada e os benefícios desse planejamento, tanto para os sucessores, quanto para os empreendedores que originaram o negócio familiar”.
Durante o evento, os participantes terão informações sobre os aspectos geracionais da sucessão familiar e participarão de um momento para troca de experiências sobre desafios e oportunidades do tema. “É necessário um pensamento estratégico de longo prazo e de forma que isso não seja um fardo para a nova geração. Os empresários podem inserir as novas gerações em diferentes áreas ou setores da empresa, de modo a iniciarem a jornada no empreendimento com atividades que eles se identificam e se sintam pertencentes ao negócio” salienta o coordenador.
“Quando a sucessão ocorre sem um planejamento adequado, é comum o filho do empresário desempenhar uma função com a qual não se identifica, não consegue render como esperado pelo proprietário, e isso gera desgastes que resultam em um processo de sucessão ineficiente e conflituoso”, explica Gustavo.
Serviço:
Café & Sucessão Familiar
- Data: 18 de novembro
- Horário: 19h
- Local: Av. União, 500 – auditório da PUCPR Câmpus Toledo