Destaque

Destaque - 11 dez 2024

PUCPR e Université de Technologie de Compiègne (UTC) celebram 40 anos de parceria com novos acordos de dupla diplomação

O encontro comemorou a parceria e a assinatura de dois novos acordos de Dupla Diplomação: nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação

No dia 3 de dezembro, a PUCPR recebeu uma delegação com representantes da Université de Technologie de Compiègne (UTC), para uma celebração histórica dos 40 anos de cooperação entre as duas instituições. Durante o encontro, foram assinados dois novos acordos de dupla diplomação, fortalecendo os laços entre as universidades nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação.

O evento começou com uma recepção no Campus Curitiba da PUCPR, onde a reitora Claire Rossi foi recebida pelo reitor Irmão Rogério Mateucci. Após os cumprimentos, a delegação visitou o Ecossistema de Inovação Hotmilk, o Centro de Realidade Estendida (CRE) e encerrou o dia com um almoço no L’Hermitage, o Espaço Acadêmico de Gastronomia da PUCPR. O almoço foi oferecido aos visitantes e aos professores e ex-professores que contribuíram para a cooperação histórica, como egressos da UTC. Alguns desses nomes: como Álvaro Amarante, Carlos Hardt e o professor Flávio Bortolozzi, o primeiro docente da PUCPR a ingressar no doutorado na UTC, em 1988.Um dos campeões para o início dessa importante relação foi Professor Dr. Max Schaegger, Diretor de Relações Internacionais da UTC.

Um marco de quatro décadas de colaboração

A parceria entre a PUCPR e a UTC teve início em 1986, com o apoio da CITIPAR, quando foi fundado o primeiro Mestrado em Informática em Curitiba, com a participação de professores da UTC. Desde então, a cooperação tem gerado resultados notáveis, incluindo a formação de mais de 30 doutores brasileiros nas UTs, a criação do Instituto de Gestão Urbana da PUCPR e o desenvolvimento de projetos conjuntos com empresas como a Renault e a Federação das Indústrias do Paraná.

Um dos destaques dessa parceria é o programa de intercâmbio Brafitec (BRAsil France Ingénieur TECnologia), iniciado em 2003, que permitiu a mobilidade acadêmica e industrial de 71 estudantes brasileiros e 45 franceses. Além disso, programas como o Mestrado em Gestão Técnica do Meio Urbano (GTU) atualmente conhecido como PPGTU, que funcionou por 20 anos e formou cerca de 350 alunos, e o curso de Gestão Integrada de Projetos Colaborativos, lançado em 2002, demonstram a abrangência e impacto da colaboração.

Novos passos rumo ao futuro

Com a assinatura dos novos acordos de dupla diplomação, as instituições reforçam seu compromisso com a educação de excelência e a formação internacional. Importante ressaltar que ao longo da última década, 24 estudantes de graduação da PUCPR participaram de programas de intercâmbio nas áreas de Engenharia, beneficiando-se de uma formação integrada e intercultural em parceria com a UTC.

A celebração dos 40 anos de parceria marca não apenas a consolidação de uma trajetória de sucesso, mas também o início de novas oportunidades, com esforços já em curso para aprovar mais um projeto Brafitec ainda em 2024. A parceria PUCPR-UTC continua a ser uma referência em educação, pesquisa e inovação, conectando Brasil e França em uma relação de cooperação estratégica e duradoura.