Aguarde informações.
Aguarde informações.
Aguarde informações.
4/01/2025 - Nota oficial, Reitoria, Destaque, Notícias
31/10/2024 - Reitoria, Câmpus Londrina
15/10/2024 - Reitoria, Destaque, Notícias, PUCPR
(29/2/1904 – 5/2/1970)
Fundador da atual PUCPR, em 14 de março de 1959. Inicialmente, Universidade Católica do Paraná, Pontifícia desde 1985.
“Saber ouvir e crer, calcados em fé e segundo princípios cristãos constituíram as salvaguardas do processo de criação da universidade. A inspiração de Deus está sempre disponível”.
(Curitiba-PR, 1898-1999)
Primeiro Reitor, teve a missão de dirigir a Universidade na sua fase de construção. Exerceu o cargo de 14 de março de 1959 a 31 de dezembro de 1973.
“Amar a Deus e ao semelhante, eis a essência da vida e da missão educadora. Universidade Católica é aquela que serve, ora, evangeliza e ensina a praticar a solidariedade”.
(Forquilhinha-SC, 1918 – Curitiba-PR, 1997)
Segundo Reitor, sua ação voltou-se para a consolidação da Universidade.
Preparou a transformação da Universidade Católica em Pontifícia Universidade Católica. Exerceu três mandatos, de 1974 a 1985.
“A Universidade gravita em torno do educando. A geração presente transmite, com enriquecimento e experiência nova, com novos valores, a herança recebida e assinalada por uma dinâmica sociocultural”.
(Curitiba-PR, 1924-2000)
Terceiro Reitor. Pouco antes de iniciar o seu mandato, a Universidade recebeu o título de Pontifícia. Buscou a expansão da Universidade, principalmente por meio de convênios e intercâmbios com organismos e instituições do país e do exterior. Exerceu três mandatos, de 1986 a 1997.
“A PUCPR tem ânsia de perfeição. Procura-a com intensidade. Administradores, professores, alunos e funcionários são, continuamente, instigados a atingir grau superior de proveito intelectual e cultural, num ambiente de confiança, lealdade e alegria”.
(São José dos Pinhais-PR, 1940)
Quarto Reitor. Abriu a Universidade para transformar a realidade. Ampliou a capacidade de intercâmbios, parcerias e alianças estratégicas nos segmentos de ensino, saúde e comunicação. Introduziu linhas pedagógicas inovadoras e gestão criativa. Exerceu quatro mandatos, de 1998 a 2013. É Reitor Emérito da PUCPR.
“A razão de ser da Universidade é servir bem aos alunos e à sociedade. Em razão disso, não há lugar para a mediocridade. Qualquer diminuição das expectativas será uma traição ao ideal dos pioneiros e aos anseios da juventude”.
(Contenda, localidade de Serrinha – PR, 1945)
Um dos propósitos de sua gestão é ampliar a internacionalização da Universidade com parcerias internacionais. Além estabelecer um modelo de educação inovadora, com a inclusão de metodologias ativas e a adoção de currículo por competências, buscando sempre a excelência educacional no ensino, na pesquisa e na extensão. É Reitor da PUCPR desde 2014.
Formar significa fazer com que os estudantes acreditem em si mesmos e sejam capazes de vivenciar suas potencialidades. Este é o grande papel da universidade. Revelar a cada um dos alunos a sua potencialidade e fazer desabrochá-la.