Internacionalizar o ensino superior não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para toda Universidade comprometida com a qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Os grandes desafios modernos de nossa sociedade, embora exerçam impacto local, são de alcance global – energia, sustentabilidade, cidades, saúde, direitos humanos, entre outros – portanto, suas soluções dependem da formação de líderes com visão e presença globais. A PUCPR decidiu assumir esta tarefa quando elegeu a internacionalização como prioridade institucional, e vê nos seus professores, colaboradores, estudantes e gestores, o talento, cumplicidade e criatividade para se atingir o ambicioso objetivo de ser uma Universidade verdadeiramente sem fronteiras.
A internacionalização na PUCPR
A PUCPR já é uma instituição líder no Brasil em iniciativas voltadas para a internacionalização. Entre as ações mais inovadoras, destacam-se o Programa Global Classes que oferta mais de 200 disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas em diversos idiomas, em diferentes níveis de conhecimento, e em todas as 6 escolas da instituição e nos Câmpus do interior.
A Universidade conta com mais de 320 parceiras internacionais, de 46 países diferentes. Além disso, a PUCPR estabeleceu 43 acordos de dupla diplomação de graduação e pós-graduação com instituições de renome em diversos países como Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, entre outros (confira aqui os programas contemplados).
Os estudantes intercambistas contam com uma estrutura de suporte que os orienta na prospecção de oportunidades, apoio permanente durante o período no exterior e de ajuda na readaptação quando do retorno ao Brasil. A PUCPR hospeda ainda o Simpósio PUCPR de Internacionalização – SPIn (anual), além de promover palestras, eventos culturais, esportivos e acadêmicos de alcance e caráter mundial.
Embora esteja claro que a verdadeira internacionalização ocorre nas bases da Universidade – ou seja, é realizada pela sua comunidade acadêmica – os processos administrativos necessários para facilitar a internacionalização estão baseados na PUCPR International, internamente denominada “Diretoria de Internacionalização”.
A PUCPR International é a unidade administrativa cuja missão é promover e apoiar a internacionalização da Universidade como meio para se atingir a excelência na atividade acadêmica, visando formar cidadãos e profissionais inseridos da comunidade global. Entre os valores que dirigem as ações da PUCPR International estão a interculturalidade, a inclusão, a equidade, a inovação, a presença e a solidariedade em nível global.
Para melhor entender a internacionalização da PUCPR, é importante conhecer a história de um importante documento, o nosso Plano Institucional de Internacionalização (PII):
Em 2016, a Diretoria de Internacionalização (DI), apoiada pela alta gestão da universidade, lançou o primeiro documento institucional balizador da internacionalização: o PII 2016-2022. Este documento foi elaborado por um grupo de trabalho formado por talentos da casa, de diversas áreas, mas unidos por um interesse comum e experiência em educação internacional. Este grupo aplicou suas competências e criatividade na definição dos caminhos macro – sem desconsiderar as limitações e potenciais específicos de cada área acadêmica – a serem seguidos pela PUCPR, na direção de se tornar uma universidade verdadeiramente internacional.
Em 2018, o PII passou por uma revisão que refletiu importantes avanços na Internacionalização da universidade, como por exemplo, a consolidação do Agente de Internacionalização (AGI) como um gestor e promotor das propostas do PII no ambiente de suas Escolas e seus respectivos cursos.
Neste processo, o ano de 2022 foi marcado pelo encerramento do primeiro ciclo do PII, e pelo lançamento da nova proposta, agora tendo como escopo o intervalo entre 2023-2028, com uma revisão prevista para 2025. Esta versão do PII, atualmente em execução, manteve a estrutura de organização original, em dois eixos, ajustando as três diretrizes que compõem cada eixo, conforme descrito a seguir:
Eixo 1 | InPUC – A internacionalização em casa
Eixo 2| OutPUC – As relações internacionais
A PUCPR é uma Universidade com relações estabelecidas em todos os continentes. Este amplo portfólio de instituições parceiras garante vasto leque de opções de interação entre a comunidade acadêmica e a internacional. Além disso, a PUCPR elegeu como prioridade o estabelecimento de parcerias estratégicas com um pequeno número de Universidades estrangeiras, que deve sempre estar traduzida em um plano de cooperação amplo, mutuamente benéfico e de alto impacto sobre ambos os ambientes acadêmicos.
Confira a lista completa de Universidades parceiras no final da página.
A PUCPR oferece diversas modalidades de mobilidade internacional à comunidade de estudantes de todos os níveis, professores e colaboradores. Por exemplo, o estudante pode obter um duplo diploma emitido pela PUCPR e por instituições parceiras na Itália, Portugal, Espanha, França, entre outros. Além disso, a Universidade oferece um robusto programa de intercâmbio acadêmico com centenas de instituições em diversos países. Para quem busca uma experiência mais concentrada ou com foco mais cultural, os cursos de curta duração são a opção ideal. Explore as possibilidades e encontre a que mais se ajusta ao planejamento de sua formação. Para saber mais, contate-nos pelo e-mail para [email protected].
Inovação, iniciativa e criatividade são conceitos muito presentes no ambiente internacional da PUCPR. Entre os projetos especiais, que colocam a Universidade em posição de destaque entre suas pares no Brasil, estão o Programa Global Classes e o Buddy Program.
O Global Classes é um programa que oferta disciplinas de graduação e pós-graduação em diversos idiomas, para os estudantes locais e internacionais. O Buddy Program é uma plataforma desenhada para favorecer a acolhida da comunidade internacional da PUCPR, bem como sua integração à cultura brasileira. Explore estas e outras oportunidades especiais!
Os Agentes de Internacionalização (AGIs) são atores fundamentais no plano de internacionalização da PUCPR. Todas as Escolas do Campus Curitiba, bem como os Campus em Londrina e Toledo, contam com um professor que atua como AGI. Seu papel primordial é servir de agente de ligação entre a Reitoria e a comunidade acadêmica propriamente dita. As várias funções do AGI vão desde participar do planejamento estratégico da internacionalização da sua Escola/Campus até a facilitação de operações de rotina acadêmica, como o acolhimento e orientação da comunidade internacional de sua unidade e o apoio na implementação de projetos internacionais. A PUCPR orgulha-se e confia na atuação dos seus AGIs para se tornar uma Universidade verdadeiramente sem Fronteiras.
Câmpus Londrina
Cintia Miyuki Oda: [email protected]
Câmpus Toledo
Gustavo Grander: [email protected]
Escola de Belas Artes
Angela Leitão Sallem: [email protected]
Gustavo Ravaglio: [email protected]
Marlos Hardt: [email protected]
Karlan Muller Muniz: [email protected]
Escola Politécnica
Henri Frederico Eberspacher: [email protected]
Escola de Medicina e Ciências da Vida
Ana Beatriz Costa Silva: [email protected]
Cynthia Franca Wolanski Bordin: [email protected]
Escola de Direito
Kauana Kalache: [email protected]
Escola de Educação e Humanidades
Cesar Candiotto: [email protected]
Karina Reinlein Fernandes: [email protected]
Escola de Negócios
Carlos Augusto Candêo Fontanini: [email protected]
Confira as instituições conveniadas para mobilidade acadêmica na graduação