No ano 2000, o Reitor Clemente Ivo Juliatto criou o Memorial da PUCPR, vinculado à Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, com o objetivo de constituir acervo documental, iconográfico e de objetos, que testemunhassem a história da Universidade. Nesse período, de 2000 a 2005, foram realizadas exposições, recolhidos documentos, fotografias e materiais tridimensionais. Pretendia-se que este espaço de memória fosse aberto para a pesquisa e para o desenvolvimento das Ciências Humanas e Sociais. Passou por um período de inatividade e voltou a funcionar com o nome de Centro de Memória da PUCPR (CEME). Foi criado oficialmente em 30 de março de 2010, pela Resolução n.º 32/2010 do Conselho Universitário. Com objetivos semelhantes, destina-se à preservação, organização e divulgação da memória institucional da Universidade.
Histórico da PUCPR
O Arcebispo Metropolitano D. Manuel da Silveira D´Elboux, desde a sua chegada em Curitiba, em 1950, se empenhou na criação de uma Universidade Católica. Nesta perspectiva, no dia 31 de dezembro de 1950, fundou a Sociedade Paranaense de Cultura cuja finalidade era a de manter a futura universidade e de congregar, criar e manter instituições de ensino superior que, ao seu tempo, haveriam de integrar a Universidade Católica. Nessa época já funcionavam a Escola de Serviço Social (1944) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba (1950).
Dom Manuel estimulou a fundação da Escola de Enfermagem Madre Léoni, em 1953, a Faculdade Católica de Direito e a Faculdade de Ciências Médicas, em 1956, e a Faculdade de Ciências Econômicas, em 1959, respeitando os dispositivos que permitiam a existência de uma Universidade pelo agrupamento de faculdades. Na sua origem, a Universidade Católica integrou essas instituições, além do Círculo de Estudos Bandeirantes, fundado em 1929.
Foi em 14 de março de 1959, na sessão do Conselho Diretor da Sociedade Paranaense de Cultura, presidida por D. Manuel, que se efetivou a criação da Universidade Católica do Paraná, quando foi assinado o termo de fundação, estando presentes o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi, o Ministro da Educação, Pedro Calmon e o Governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion.
A Universidade foi reconhecida e o seu Estatuto aprovado pelo Decreto Federal n.º 48.232, de 17 de março de 1960. Devido à dificuldade de administrar unidades localizadas em diferentes pontos da cidade, foi dado início à implantação do Câmpus Universitário. No dia 25 de março de 1969, foi lançada a pedra fundamental da primeira edificação, sendo inaugurados, em 24 de setembro de 1971, os prédios da Reitoria, Biblioteca e Direito, no Prado Velho, com a entronização da réplica da Cruz Cabralina pelo Arcebispo de Braga (Portugal), D. Francisco Maria da Silva.
Em 12 de outubro de 1971, na reunião do Conselho Diretor da Sociedade Paranaense de Cultura, Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, ofereceu aos Irmãos Maristas a direção da Universidade. Após um período de reflexão, os Maristas aceitaram a tarefa, movidos pelo zelo de cooperar com a Igreja local, em benefício da sociedade. Em 31 de dezembro de 1973, D. Pedro Fedalto dá posse ao Ir. Cláudio Girardi, Provincial dos Irmãos Maristas, no cargo de Presidente da Sociedade Paranaense de Cultura, Mantenedora da UCP.
A implantação da Reforma Universitária, em 1974, determinou a extinção das antigas Escolas e Faculdades, sendo criados os quatro grandes Centros Universitários que congregam os diferentes cursos da Instituição e os respectivos Departamentos. Eram eles: Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH; Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – CCJS; Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – CCET; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS.
Em 1974, a UCP completou 15 anos de fundação. A partir de 1974, a Universidade Católica do Paraná já tem o seu novo Estatuto, elaborado segundo as diretrizes da Reforma, e aprovado pelo Conselho Federal de Educação.
De acordo com o plano de expansão física do Câmpus Universitário, foram inaugurados os prédios do Centro de Teologia e Ciências Humanas, em 1976; do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, em 1979, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, em 1983, da Administração Central, em 1988. O reconhecimento pela Santa Sé do trabalho desenvolvido pela Instituição, levou a Sacra Congregatio Pro Institutione Catholica de Roma a conceder-lhe o título de Pontifícia, no dia 8 de novembro de 1985.
Em 1991, a PUCPR ampliou seu raio de ação até o Município de São José dos Pinhais, com a criação do então Câmpus II, localizado no Km 14 da BR 376, utilizando as instalações do antigo Seminário dos Sagrados Corações. Mais tarde passou a se chamar Câmpus São José dos Pinhais. Em continuidade ao processo de expansão, em 2002, a PUCPR fundou o Câmpus Londrina; em 2003, o Câmpus Toledo e, em 2004, o Câmpus Maringá.
Reitores ao longo do tempo: Dom Jerônimo Mazzarotto (1960 a 1974); Prof. Osvaldo Arns (1974 a 1986); Prof. Euro Brandão, (1986 a 1997); Ir. Clemente Ivo Juliatto (1998 a 2013); Prof. Waldemiro Gremski (a partir de 2014).
O acervo do Centro de Memória da PUCPR é formado por fotografias, obras de arte, objetos tridimensionais, documentos em papel, entre outros, e convencionou-se chamá-los de “documentos”, pois todos têm algum conteúdo e podem ser trabalhados por meio da história. O CEME abre espaço para que todos possam enviar materiais que julguem ser de interesse para a memória ou para a história da Universidade. Ao enviar áudio, imagem, texto ou outro tipo de arquivo, deve-se também mandar dados da pessoa que está colaborando com o acervo do CEME-PUCPR, como nome completo, qual a ligação com a Universidade e por quanto tempo atuou na Instituição. Também é importante enviar o máximo de informações possíveis sobre o material doado. Após o envio do material, se dará um processo de intenção de doação e que, caso aceito, o material fará parte do acervo do Centro de Memória da PUCPR. Caso queira fazer a doação por meios físicos e não digitais, entre em contato conosco.
• Livros ata das antigas Faculdades que em 1959 formaram a Universidade Católica do Paraná (Escola de Enfermagem Madre Léoni, Faculdade de Serviço Social, Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, entre outros);
• Documentos oficiais de todas as gestões da Reitoria da Universidade, fotografias de inaugurações, descerramento de placas, antigas instalações e atividades da PUCPR;
• Relatórios de gestão de diversos setores da Universidade;
• Publicações da Universidade: jornais, livros, relatórios diversos, entre outros;
• Relatos de professores, funcionários, estudantes e outras pessoas que fizeram parte da PUCPR de alguma forma, assim como todos aqueles que hoje realizam suas atividades acadêmicas/profissionais na Universidade.
Iconografia: fotografias de professores que exerceram o magistério na Universidade, alumni, estudantes e professores em atividade acadêmica, eventos, personalidades, formaturas, entre outros.
Audiovisual: DVDs ou CDs com gravações de eventos científicos, culturais, depoimentos, solenidades ocorridas na Universidade, entre outros. Documentos: cartas, livros, diplomas, anotações, fichas de aula, publicações antigas da Universidade, tais como anuários, revistas, relatórios, notícias, homenagens recebidas e discursos proferidos.
Tridimensional: objetos, condecorações, medalhas, troféus, material comemorativo, peças de comunicação, entre outros.
Quando da fundação da Universidade, em 1959, o brasão adotado incluía um retângulo, representando um livro, ao qual se sobrepunha uma cruz, signo da integração entre Fé e Ciência que marca a identidade das universidades católicas. Posteriormente, a ideia de livro ficou ainda mais explícita, ao ser adotada uma forma semidobrada.
Tendo recebido o título de Pontifícia em 1985, a Universidade Católica do Paraná incluiu em seu símbolo o emblema da Santa Sé. A concepção da logomarca é do Arquiteto Manoel Coelho. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, adotou em seu brasão o lema SCIENTIA, VITA ET FIDES, cuja tradução é: “Ciência, vida e fé”.
São três conceitos fundamentais que iluminam a PUCPR enquanto instituição universitária de orientação Católica, Pontifícia e Marista. Desse modo, torna-se ainda mais clara a necessidade de que, nas iniciativas e ações próprias da PUCPR, haja perfeita integração entre os âmbitos do conhecimento científico, da promoção da vida e do cultivo da fé. A adoção do lema no brasão da PUCPR foi aprovada em sessão do Conselho Universitário pela Resolução n.° 139/2010, de 8 de dezembro de 2010. Em 2013, foi incluído o endosso do Grupo Marista.
(Curitiba – PR, 1918 – Petrópolis – RJ, 2000)
Teólogo do Concílio Vaticano II, autor de teses e trabalhos universalmente consagrados. Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 23/11/1966.
(Lapa – PR, 1917 – Curitiba – PR, 2000)
Prefeito de Curitiba, Deputado Federal, Senador e Governador do Estado do Paraná, Ministro da Agricultura e da Educação. Seu maior legado foi o esforço em modernizar Curitiba e o Estado do Paraná. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 14/11/1981.
(Nova Lima – MG, 1925 – Belo Horizonte – MG, 1992)
Escritor, jornalista, advogado e professor. Foi um dos fundadores e o primeiro Diretor da Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE. Professor da PUCPR, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 14/03/1989.
(Rio de Janeiro – RJ, 1930 – São Paulo – SP, 2006)
Bispo Auxiliar de São Paulo, Arcebispo de Mariana. Secretário Geral e Presidente da CNBB. Destacou-se pela simplicidade, serviço aos pobres e luta em favor dos direitos humanos. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 03/10/1989.
(Hiroshima – Japão, 1923 – Okayama – Japão – 2008)
Professor e educador, fundador de escolas de ensino fundamental, médio e superior. Reitor da Universidade de Ciências de Okayama. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 21/08/1990.
(Morlaix – França, 1930 – Compiègne – França, 2002)
Engenheiro Químico e Doutor pela Faculdade de Ciências de Paris. Reitor da Universidade de Tecnologia de Compiègne, Instituição conveniada com a PUCPR, na qual contribuíu para o desenvolvimento de importantes projetos conjuntos. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 18/08/1993.
(Forquilhinha – SC, 1934 – Porto Príncipe – Haiti, 2010)
Médica pediatra e sanitarista. Fundou e coordenou a Pastoral da Criança. Por sua atuação alicerçada em elevados princípios cristãos e éticos e dedicação ao bem da humanidade, tornou-se conhecida e respeitada em todo o mundo. Doutora Honoris Causa pela PUCPR em 18/11/2004.
(Lapa-PR, 1930 – Londrina-PR, 2017)
Bispo Auxiliar de Curitiba, Bispo de Guarapuava, Arcebispo Metropolitano de Londrina. Participou da fundação do Câmpus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 19/10/2007.
(Campo Largo – PR, 1926)
Arcebispo Metropolitano de Curitiba. Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 1970 a 2004. Pelo apoio à Instituição e ao seu desenvolvimento, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 14/03/2008.
(São Paulo-SP, 1948-2016)
Escultor, muralista e pintor. É de sua autoria o painel da Paróquia Universitária Jesus Mestre. Autor dos painéis do Santuário Nacional de Aparecida e de importantes obras de arte sacra no Brasil e no exterior. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 12/11/2008.
(Nova York, EUA, 1947-2022)
Doutor em Psicologia Clínica. Superior Geral do Instituto dos Irmãos Maristas de 2001 a 2009. Autor de importantes obras sobre educação e espiritualidade. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 13/03/2009.
(Novisad – Iugoslávia, 1919 – Curitiba-PR, 2015)
Engenheiro mecânico, inventor, artista, empresário, ambientalista, filantropo e benfeitor da PUCPR. Autor e executor do Vitral Viagem pela História da Humanidade da Biblioteca Central – Câmpus Curitiba. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 05/06/2009.
(Lageado – RS, 1953)
Bispo de Toledo, Arcebispo Metropolitano de Maringá. Participou da fundação do Câmpus Toledo e da consolidação do Câmpus Maringá da PUCPR, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 22/10/2009.
(Palmeira – PR, 1922 – Curitiba – PR, 2012)
Médico, pesquisador, professor. Conceituado bioquímico e cientista. Professor do Curso de Medicina da PUCPR por 50 anos, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 24/11/2009.
(Jaraguá do Sul – SC, 1929)
Graduado em Letras, Direito e Teologia. Diretor de colégios, professor e formador de Irmãos no Brasil e no Exterior. Como Provincial da Província de São Paulo recebeu da Arquidiocese de Curitiba, em 1973, a Universidade Católica do Paraná entregue para a confiança dos Irmãos Maristas. Atuou como Pró-Reitor Comunitário da PUCPR. Em Roma foi Diretor do Colégio Internacional Marista e Conselheiro Geral. Doutor Honoris Causa em 10/11/2010
(São Paulo, 1935)
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, professor e autor, destacado advogado tributarista e jurista, campeão da justiça, defensor das organizações filantrópicas e crítico respeitado da política nacional. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 21/09/2011.
(África do Sul, 1931)
Teólogo, Arcebispo Anglicano da Cidade do Cabo e prêmio Nobel da Paz. Lutou contra a segregação racial, a pobreza e o preconceito. Promotor da reconciliação e democracia na África do Sul, peregrino global em favor de valores espirituais, direitos humanos, não violência e tolerância. Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 28/10/2011
(Machado – MG, 1941)
Sacerdote, professor de comunicação, escritor, compositor, radialista, produtor e diretor de televisão, colunista de jornal, conferencista, orientador de jovens e artistas cristão, descobridor de talentos, criador de métodos de comunicação na Igreja Católica. Doutor Honoris Causa em 14 de março de 2016.
(Merate – Lecco, Itália, 1942)
Hebraísta, especialista e estudioso da Bíblia foi prefeito da Biblioteca-Pinacoteca Ambrosiana de Milão (fundada pelo Cardeal Federico Borromeo, em 1607), professor de exegese do Antigo Testamento na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, Presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja e de Arqueologia Sacra e do Conselho Pontifício para a Cultura. Doutor Honoris Causa em 12 de abril de 2016.
(Rio de Janeiro – RJ, 1959)
Físico, professor, astrônomo, escritor, colunista, cientista de renome internacional. Pós-doutor na Universidade da Califórnia e no Fermi National Accelerator Laboratory. Vencedor do Prêmio Templeton 2019. Doutor Honoris Causa em 24 de outubro de 2019.
(Figueiras – Espanha, 1927)
Doutor em Filosofia e em Direito Canônico, Padre Jesuíta, Consultor da Pontifícia Comissão para o Diálogo Religioso com o Judaísmo, Reitor da PUC Rio (1997-2010) e Reitor da Universidade Católica de Petrópolis (2012-2013). Doutor Honoris Causa pela PUCPR em 22/08/2012 em reconhecimento à sua dedicação e compromisso pelas causas da educação e da religião, afinadas com os princípios e a missão da Instituição.
(Jaguariaíva-PR, 1908 – Rio de Janeiro-RJ, 1991)
Bacharel em Ciências Contábeis. Governador do Paraná por dois mandatos entre 1947-1951 e 1956-1961. Deputado estadual, deputado federal e senador. A ele, a Associação Paranaense de Cultura, Entidade Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deve a doação do imóvel aonde se situa o Câmpus Curitiba da Instituição. Benfeitor da PUCPR em 17/05/1988.
(Colônia Antônio Rebouças, Município de Campo Largo-PR, 1926)
Graduado em Filosofia e Teologia. Ordenado Sacerdote em 1953. Arcebispo e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 1974 a 2004. Arcebispo Emérito de Curitiba, Benfeitor em18/08/2004 e Doutor Honoris Causa da Instituição em 14/03/2008.
(Curitiba-PR, 1935-2023)
Bacharel em Direito, destacado advogado e professor universitário, foi membro representante da comunidade no Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná a partir de 1987. Em 2000, iniciou suas atividades nesta Universidade no cargo de Decano do então Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, no qual permaneceu até 2010. Benfeitor da Instituição em 16/12/2010.
(São Thomaz de Aquino-MG, 1941)
Doutor em Biometria e Inventário Florestal. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuou como professor, pesquisador e gestor de 1995 a 2010. Editor Chefe da Revista Acadêmica, Coordenador do Projeto Sassafrás e do Projeto Robalo, Coordenador do Curso de Agronomia, Decano do então Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Diretor do Câmpus São José dos Pinhais. Benfeitor da Instituição em 16/12/2010.
(Colombo-PR, 1925 – Curitiba-PR, 2015)
Bacharel e Licenciado em Geografia e História, professor da então Universidade Católica do Paraná a partir 1962, tendo sido Diretor do Departamento de Geografia e História. Iniciou suas atividades no Círculo de Estudos Bandeirantes em 1968 aonde foi Bibliotecário, Diretor Bibliotecário, Vice-Presidente e Primeiro Secretário. Benfeitor da Instituição em 16/12/2010.
(29/2/1904 – 5/2/1970)
Fundador da atual PUCPR, em 14 de março de 1959. Inicialmente, Universidade Católica do Paraná, Pontifícia desde 1985.
“Saber ouvir e crer, calcados em fé e segundo princípios cristãos constituíram as salvaguardas do processo de criação da universidade. A inspiração de Deus está sempre disponível”.
(Curitiba-PR, 1898-1999)
Primeiro Reitor, teve a missão de dirigir a Universidade na sua fase de construção. Exerceu o cargo de 14 de março de 1959 a 31 de dezembro de 1973.
“Amar a Deus e ao semelhante, eis a essência da vida e da missão educadora. Universidade Católica é aquela que serve, ora, evangeliza e ensina a praticar a solidariedade”.
(Forquilhinha-SC, 1918 – Curitiba-PR, 1997)
Segundo Reitor, sua ação voltou-se para a consolidação da Universidade.
Preparou a transformação da Universidade Católica em Pontifícia Universidade Católica. Exerceu três mandatos, de 1974 a 1985.
“A Universidade gravita em torno do educando. A geração presente transmite, com enriquecimento e experiência nova, com novos valores, a herança recebida e assinalada por uma dinâmica sociocultural”.
(Curitiba-PR, 1924-2000)
Terceiro Reitor. Pouco antes de iniciar o seu mandato, a Universidade recebeu o título de Pontifícia. Buscou a expansão da Universidade, principalmente por meio de convênios e intercâmbios com organismos e instituições do país e do exterior. Exerceu três mandatos, de 1986 a 1997.
“A PUCPR tem ânsia de perfeição. Procura-a com intensidade. Administradores, professores, alunos e funcionários são, continuamente, instigados a atingir grau superior de proveito intelectual e cultural, num ambiente de confiança, lealdade e alegria”.
(São José dos Pinhais-PR, 1940 – Curitiba-PR, 2022)
Quarto Reitor. Abriu a Universidade para transformar a realidade. Ampliou a capacidade de intercâmbios, parcerias e alianças estratégicas nos segmentos de ensino, saúde e comunicação. Introduziu linhas pedagógicas inovadoras e gestão criativa. Exerceu quatro mandatos, de 1998 a 2013. É Reitor Emérito da PUCPR.
“A razão de ser da Universidade é servir bem aos alunos e à sociedade. Em razão disso, não há lugar para a mediocridade. Qualquer diminuição das expectativas será uma traição ao ideal dos pioneiros e aos anseios da juventude”.
(Contenda, localidade de Serrinha – PR, 1945)
Um dos propósitos de sua gestão foi ampliar a internacionalização da Universidade com parcerias internacionais. Além estabelecer um modelo de educação inovadora, com a inclusão de metodologias ativas e a adoção de currículo por competências, buscando sempre a excelência educacional no ensino, na pesquisa e na extensão. Reitor da PUCPR de 2014 a 2021.
Formar significa fazer com que os estudantes acreditem em si mesmos e sejam capazes de vivenciar suas potencialidades. Este é o grande papel da universidade. Revelar a cada um dos alunos a sua potencialidade e fazer desabrochá-la.
(Americana-SP, 1971)
Gestão – 2022-2025
A PUCPR oferece um jeito de fazer educação marcado por inovação, empreendedorismo, excelência e qualidade. Portanto, o grande desafio é dar uma resposta aos tempos atuais, em que as coisas e o conhecimento estão em um ritmo de mudança cada vez mais acelerado.
Queremos oferecer formação integral a nossos estudantes a tal ponto que esse conhecimento não se torne anacrônico rapidamente.
“é necessário, como comunidade universitária, em nossa missão, tornar presente a voz da fraternidade. A dinâmica da fraternidade é minha intenção em meu exercício de reitorado”.
(Colônia Antônio Rebouças, Município de Campo Largo-PR, 1926)
Grão-Chanceler da PUCPR, de 1971 a 2004.
“A Universidade católica assemelha-se ao pinheiro: suas raízes são profundas e, por isso, não se abala com ventanias e tempestades passageiras. É, ao mesmo tempo, resistente à destruição e ao pecado, e misericordiosa e compreensiva com os alunos e o meio ambiente”.
(Piracicaba-SP, 1940 – Curitiba-PR, 2014)
Grão-Chanceler da PUCPR, de 2004 a 2014.
“É missão da Universidade formar verdadeiras lideranças cristãs, preparar futuros profissionais que venham a colaborar na transformação da sociedade de hoje, incutir no moço e na moça, responsabilidade consciente no serviço que irão prestar à comunidade, particularmente em relação a pessoas carentes. Deseja que a PUCPR continue reforçando sua identidade católica e corresponda à missão de evangelizar e promover a dignidade do ser humano”.
(Cascavel-PR, 1960)
Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR desde 2014.
O Hino da Universidade foi composto em 1973, com letra de Geraldo Mattos e música do Irmão Ático Rubini. Foi apresentado publicamente, pela primeira vez, em solenidade de homenagem ao então Reitor Dom Jerônimo Mazzarotto.
Nas palavras do Reitor, Professor Clemente Ivo Juliatto, por ocasião do lançamento do Selo Comemorativo, “a Pontifícia Universidade Católica do Paraná sente-se honrada por estampar a sua marca na história da Educação Superior de Curitiba, do Estado do Paraná e do Brasil.
Na celebração de seu cinquentenário de fundação 1959-2009, evidenciam-se ainda mais os traços desta marca, assentados no compromisso com a sintonia social, a solidariedade e a excelência na formação integral de seus estudantes.” O Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo aos 50 anos da PUCPR foi lançado no dia 17 de março de 2009, na Biblioteca Central da Universidade.
Nos festejos do Cinquentenário, a PUCPR realizou inúmeras celebrações que marcaram a data, dentre elas houve plantio de árvores de espécies nativas do Paraná, inaugurações, eventos culturais, outorga de títulos de Doutor Honoris Causa, lançamento de livros, entre outras. A PUCPR também foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná, Câmara Municipal de Curitiba, de São José dos Pinhais e de Maringá.
O Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo aos 60 anos da PUCPR foi lançado em dezembro de 2018, na Arena Digital FTD, com a presença dos Correios, do Grão-Chanceler da PUCPR, Dom José Antônio Peruzzo e de membros da comunidade universitária.
Na ocasião, o Reitor, Professor Waldemiro Gremski, no momento da assinatura da peça filatélica, dedicou esta comemoração única e para a história, “a todos os fundadores desta Universidade e a todos aqueles que deram o melhor de si para termos esta bela Instituição e que teremos nos próximos 60 anos.”
Centro de Memória PUCPR
Prédio do Círculo de Estudos Bandeirantes
Rua XV de Novembro, 1050 – Centro
De segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h
Telefone: (41) 3024-3690
E-mail: [email protected]