Biblioteca

O Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR (SIBI/PUCPR), é constituído pela Biblioteca Central, coordenadora do sistema, pelas bibliotecas setoriais dos câmpus Londrina e Toledo e pela biblioteca especializada do Hospital Universitário Cajuru.

O controle bibliográfico é totalmente informatizado. Utiliza o Sistema Pergamum, desenvolvido e comercializado pela PUCPR desde 1997. O sistema contempla as principais funções da Biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão e rotinas das bibliotecas do SIBI/PUCPR, melhorando os serviços prestados aos seus usuários. Dentre os serviços estão: catalogação de livros, periódicos e multimeios, aquisição de materiais, empréstimo, devolução e reserva de materiais, malote entre biblioteca do SIBI/PUCPR, pesquisa e recuperação do acervo, emissão de relatórios de apoio, controle de acesso aos ambientes internos das bibliotecas, empréstimo de cabines e empréstimo de computadores para trabalho de digitação.

Horários das Bibliotecas (Período de Férias)

CURITIBA

Biblioteca fechada nos dias:

  • 06, 07 e 14 de dezembro;
  • 21 de dezembro até 14 de janeiro de 2025;
  • 18 e 25 de janeiro de 2025;
  • 1º de fevereiro de 2025.

Horários da Biblioteca:

  • De 02 de dezembro até 31 de janeiro de 2025: 7h às 18h;
  • De 03 de fevereiro até 07 de março de 2025: 7h às 20h;
  • A partir do dia 10 de março de 2025: 7h às 23h (horário normal);
  • Sábados a partir do dia 08 de fevereiro: 9h às 13h (horário normal).

LONDRINA

Biblioteca fechada nos dias:

  • 09 até 13 de dezembro;
  • 23 de dezembro até 01 de janeiro de 2025;

 

Horários da Biblioteca:

  • De 02 de dezembro até 21 de fevereiro de 2025: 8h às 18h;
  • A partir do dia 24 de fevereiro de 2025: 7h30 às 21h40 (horário normal).

TOLEDO

Biblioteca fechada nos dias:

  • 09 até 13 de dezembro;
  • 23 de dezembro até 15 de janeiro de 2025;
  • 07, 14 e 21 de dezembro;
  • 18 e 25 de janeiro de 2025;
  • 01, 08, 15 e 22 de fevereiro de 2025.

 

Horários da Biblioteca:

  • De 02 de dezembro até 21 de fevereiro de 2025: 8h às 12h | 13h às 17h48;
  • A partir do dia 24 de fevereiro de 2025: 7h30 às 22h30 (horário normal);
  • Sábados a partir do dia 1º de março: 8h às 12h (horário normal).

Exclusivo para Egressos(as)

Atenção!

Informamos que a partir de agora, o sistema de penalidades por atraso na devolução de materiais será substituído por um sistema de suspensão de serviços exclusivamente para ex-alunos.

Como funciona:

  • Cada dia de atraso corresponderá a um dia de suspensão do seu cadastro na biblioteca;
  • Durante o período de suspensão, você não poderá utilizar nenhum serviço da biblioteca, como renovações empréstimo de livros ou cabines de estudos. Exemplo: Se você atrasar a devolução de um livro por 3 dias, seu cadastro será suspenso por 3 dias, e você não poderá utilizar os serviços da biblioteca nesse período. Contudo, você poderá utilizar os espaços da biblioteca normalmente. Por que essa mudança? Essa nova política visa incentivar a devolução dos materiais no prazo estipulado, garantindo a organização do acervo e a igualdade de acesso a todos os usuários. Lembre-se:
  • Observe atentamente às datas de devolução dos materiais emprestados;
  • Renove seus empréstimos com antecedência, caso precise de mais tempo;
  • Biblioteca on-line, o acesso continuará normal;
  • Em caso de dúvidas, entre em contato com a biblioteca através do e-mail [email protected] ou telefone 41 99189-3385.

Agradecemos a compreensão e colaboração!

Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI/PUCPR)

Agende agora seu atendimento de dúvidas sobre normalização de trabalhos acadêmicos

Se você é estudante universitário, provavelmente sabe o quanto é importante uma apresentação adequada do seu trabalho acadêmico, a normalização dos trabalhos é fundamental para garantir a qualidade e a confiança da pesquisa que você desenvolveu. Para ajudá-lo nessa tarefa O SIBI/PUCPR oferece agendamento de horário para que você possa tirar dúvidas com profissionais experientes que conhecem as normas da ABNT e estão prontos ajudar a deixar o seu trabalho impecável.

Não deixe a normalização do seu trabalho acadêmico para a última hora! Entre em contato conosco e tenha a tranquilidade de saber que seu trabalho está de acordo com as normas, com a nossa ajuda, você terá mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento da sua pesquisa e aos seus estudos.

Link para agendamentos: https://calendly.com/normasnapratica
Dúvidas: [email protected]

Novo canal de comunicação com a Biblioteca Central

A Biblioteca da PUCPR possui um novo canal de comunicação com o estudante e professores. Converse com um bibliotecário online via Microsoft Teams. Localize a biblioteca via WhatsApp 55 41 991893385

Horários de atendimento:

Seg. a Sex. 8h às 22h40

Sábados 9h às 12h40

Clube do Livro

A Biblioteca Central da PUCPR está lançando o “Clube do Livro” que é um evento que tem por objetivo proporcionar um momento de debate agradável e de boa leitura.

Seja o iniciante nessa jornada literária. Indique um livro para discussão e venha participar conosco.
Informações de contato:

Whatsapp

Instagram: @pucpr_livro

Giovanna: (41) 3271-1667

Segunda a sexta Sábados
Biblioteca Central 7h às 22h55 9h às 13h
Londrina 7h30 às 21h40 Fechada
Toledo 7h30 às 22h30 8h às 12h
Círculo de Estudos Bandeirantes 8h às 12 e 13h às 17h Fechada

Conheça a Biblioteca Central

  • Consulta local
  • Empréstimo domiciliar
  • Empréstimo entre bibliotecas
  • Orientação na utilização de recursos
  • Normas para trabalhos técnico-científicos
  • Solicitação de Comutação bibliográfica
  • Palestras e visitas orientada
  • Ficha Catalográfica
  • Catalogação na publicação
  • Formulário para compra de materiais bibliográficos
  • Licitação (Acesso exclusivo para fornecedores)
  • Cabines de estudos
  • Biblioteca das Coisas (empréstimo de materiais não bibliográficos)
  • Curso de Normalização EaD
  • Treinamentos SIBIeduca

SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

Achados e perdidos

Os materiais e pertences pessoais esquecidos na biblioteca,

serão guardados pelo prazo de três meses, após este prazo

serão doados para instituições de caridade.

 

Deseja saber se seu pertence está entre os achados e perdidos?

Entre em contato atravésdo email [email protected]

Fotos, filmagens e eventos

Preencha o formulário abaixo para reservar espaços na Biblioteca Central da PUCPR em Curitiba.

Importante: Não reservamos o espaço para fins comerciais ou de publicidade externa.

RESERVA DO ESPAÇO

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

O pedido deve ser feito com, no mínimo, 10 dias de antecedência. A resposta será enviada por e-mail e, em caso de autorização, algumas recomendações devem ser seguidas:

  • O consumo de alimentos e bebidas será permitido apenas após avaliação e aprovação prévia.
  • Não mova os mobiliários; caso seja necessário, eles devem ser recolocados no lugar original.
  • Não grave ou fotografe alunos e colaboradores sem a devida autorização por escrito.
  • Evite barulhos excessivos, pois a biblioteca é um espaço dedicado ao estudo constante. Exceção é feita para eventos realizados no Hall que utilizem instrumentos musicais.
  • A organização do espaço, incluindo a montagem, desmontagem, disposição do mobiliário e higienização, é de total responsabilidade dos solicitantes.

Para solicitações de clientes externos contactar: (41) 99706-2442 ou e-mail: [email protected]