Dúvidas Frequentes

Perda do material

Em caso de perda de material, é imprescindível proceder com a reposição do mesmo. Para mais informações sobre o procedimento de reposição, favor entrar em contato com a biblioteca do seu Câmpus.

Como posso fazer a reserva de materiais bibliográficos via Internet?

Para fazer reservas via Internet: faça a Pesquisa Rápida, clique sobre o título desejado na parte superior, clique no botão Reservas, preencha os dados do usuário e clique em Confirmar. O material reservado ficará à disposição do usuário por 24 horas corridas. Após este período passará para a próxima pessoa da lista de espera.

 

Qual a finalidade do aviso de reserva de material bibliográfico?

Lembrar ao aluno que o material reservado está à sua disposição por 24 horas. Caso não esteja recebendo o e-mail de aviso de reserva, entre em contato com a SIGA e solicite a inclusão de seu e-mail no cadastro.

Renovação de materiais

Como fazer renovação de materiais das bibliotecas pela Internet?

Para renovação pela Internet: clique em acesso usuário , informe seu login e senha de rede, clique em Renovação e selecione os materiais a serem renovados. Clique em renovar, imprima seu recibo ou solicite o envio pelo e-mail.

IMPORTANTE: O material poderá ser renovado duas vezes, se não estiver em atraso e não possuir outras reservas.

 

Cobrança de multas

Para cada obra devolvida com atraso, é aplicada uma multa de R$ 1,00 por dia. Para efetuar o pagamento, os usuários podem acessar a “Área do Estudante” e selecionar a opção “Débito na Biblioteca”, onde poderão optar pelo pagamento via boleto. Valores acima de R$ 50,00 podem ser pagos com cartão de crédito. 

Além disso, as bibliotecas do SIBI/PUCPR oferecem campanhas para facilitar a quitação de multas: 

Para multas de até R$ 30,00, os usuários têm a alternativa de efetuar o pagamento mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.  

Multas acima de R$ 30,00, oferecemos a possibilidade de pagamento através da doação de fralda geriátrica, chinelo ou negociando livros, jogos (como RPG, quebra-cabeça, xadrez, damas, etc.), mangás ou quadrinhos para o acervo da biblioteca. 

Independentemente do valor, também oferecemos a possibilidade de abono da multa mediante apresentação de certificado de doação de sangue. 

Qual a finalidade do e-mail de cobrança de materiais das bibliotecas? 

  1. Lembrá-lo da data de devolução do material emprestado;
  2. Auxiliá-lo a organizar seu calendário;
  3. Tornar a cobrança individual.

 

IMPORTANTE:

O não envio da mensagem pelo e-mail, independentemente do motivo, não o isenta de pagamento de multa na devolução com atraso.

A justificativa de atraso na entrega de material bibliográfico, por impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo online, não é aceita por nenhuma biblioteca do SIBI/PUCPR. A multa pelo atraso é irrevogável.

O empréstimo de obras em atraso não pode ser renovado via web. O usuário deve comparecer à biblioteca com os livros em mãos para a devolução e pagamento da multa, uma vez que o Sistema não renova empréstimo de material em atraso.

Obs.: Caso não esteja recebendo o e-mail de aviso da data de devolução, entre em contato com a SIGA e solicite a inclusão de seu e-mail no cadastro.

Quais são as normas para uso das bibliotecas do SIBI/PUCPR?

Manter silêncio nas dependências das bibliotecas;

Não consumir alimentos e/ou bebidas nas dependências das bibliotecas;

Manter o celular no modo silencioso;

Por questões de segurança e saúde é proibido fumar nas dependências das bibliotecas, de acordo com a Lei Estadual n.º 8.852/88.

Como ex-aluno tem acesso às bibliotecas?

Mediante a apresentação da identidade estudantil da Associação de ex-aluno PUCPR ou documento de identificação.

Obs.: O ex-aluno que não possuir cadastro deve entrar em contato com o e-mail: [email protected]

Como o usuário sem vínculo com a PUCPR tem acesso às bibliotecas do SIBI/PUCPR?

O usuário externo deve fazer o cadastro na recepção das bibliotecas, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Grupos de visitantes devem agendar visita pelo telefone (41) 3271-1609 ou (41) 3271-2687

Será permitido: Consulta ao catálogo on-line; Consulta ao acervo; Uso das áreas de leitura; Serviço de reprodução do material bibliográfico de acordo com a Lei n.9.610 de Direitos Autorais, mediante aquisição de créditos nos quiosques da Selbetti; Exposições e atividades culturais.

Não será permitido: Empréstimo domiciliar; Acesso às bases de dados; Uso do Laboratório de Informática; Uso das cabines multimídias, individuais e de grupo;

Como fazer uma doação de materiais?

Doações serão aceitas de acordo com os seguintes critérios:

O SIBI/PUCPR não se submeterá às exigências sobre a disposição ou localização do material doado, inclusive por doadores espontâneos, possuindo autonomia para selecionar o material e encaminhá-lo a outras bibliotecas, que possam interessar-se pelo mesmo, ou descartá-lo. Ao realizar a doação, o doador preencherá o “Termo de Doação”, em que tomará ciência das condições de aceite da doação.

Serão aceitos:

Materiais atualizados e de interesse para compor o acervo das bibliotecas do SIBI/PUCPR;

Materiais em bom estado de conservação;

Documentos com valor histórico para a Instituição.

Não serão aceitos:

Materiais mutilados e/ou contaminados;

Materiais grifados e/ou riscados;

Materiais desatualizados;

Livros didáticos, Enciclopédias e Apostilas;

Fitas de vídeo, slides e fitas cassetes;

Materiais fotocopiados;

Materiais encadernados em espiral;

Materiais com carimbo de outras bibliotecas ou marca de propriedade.