Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 23 jul 2024

Coordenadores, professores e discente do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina participam de evento que discute as novas diretrizes curriculares nacionais

O Projeto de Formação Médica é um evento que tem acontecido em várias regiões do Brasil e foca em debater mudanças nas DCNs

O Projeto Formação Médica para o Brasil organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde discutiu entre os dias 18 e 19 de julho em Curitiba as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e instrumento de avaliação dos cursos de medicina. O evento tem sido promovido em diversas regiões do Brasil e tem como objetivo discutir mudanças nas DCNs e instrumentos de avaliação dos cursos de graduação de medicina.

Para a coordenadora do curso de medicina da PUCPR – Câmpus Londrina, Evelin Muraguchi, como resultado do evento tivemos a troca de experiência entre as escolas e a confirmação de que o movimento que os cursos da PUCPR, tanto Londrina como Curitiba têm realizado em direção à integração curricular, a oferta de cenários variados de trabalhos dentro do SUS, a responsabilidade social (social accountability) e a valorização do profissionalismo e da humanização dos futuros médicos estão alinhadas com as melhores escolas do mundo.

Para o professor do curso, Paulo Bignardi, participar ativamente destas importantes discussões que apontam para um ensino médico de qualidade, juntamente com outras escolas mostra o protagonismo do curso de medicina da PUCPR no cenário regional e nacional.

O evento também contou a participação de estudantes e residentes médicos que puderam refletir sobre sua formação. “Sinto-me honrado em ter a oportunidade de vivenciar esses dias de debates e discussões acerca da educação médica. Esse projeto traz uma proposta de diálogo muito importante e necessária para a atualização das diretrizes no ensino da medicina no Brasil ao valorizar a base que compõe tantas complexidades e diversidades. As partilhas e conhecimentos que aqui estão sendo gerados são elementos que com certeza enriquecem minha perspectiva como estudante e, principalmente, como futuro colaborador do Sistema Único de Saúde” relata o representante discente e diretor geral do DCE do Câmpus Londrina, Mateus Ribeiro da Silva.

“O evento foi um momento ímpar para discutir a formação de novos médicos, e com a troca de experiências entre gestores, professores e discentes que mesmo vindos de faculdades com realidades tão diversas, é possível ver que todos desejam objetivos semelhantes. A minha percepção geral foi a de que, entre as muitas sugestões do que e como fazer, aqui na PUCPR a gente já vem discutindo e colocando em prática muitas dessas ideias, mostrando que estamos no caminho certo. Muito orgulho de ser parte dessa equipe!”, complementa Profª Luci Kuromoto de Castro, Coordenadora Adjunta de Medicina da PUCPR – Câmpus Londrina.