Fórum Desenvolve Londrina apresenta Caderno de Estudo com foco na realidade empresarial da cidade
Evento, com inscrições, será nesta quinta-feira (28) e também traz pesquisa sobre o tema abordado
Os membros do Fórum Desenvolve Londrina apresentam para a comunidade londrinense, na quinta-feira, 28 de março, o Caderno de Estudo de 2023, com o tema: “Inovação & Desenvolvimento Empresarial: um compromisso de todos em Londrina”. Na ocasião, também será apresentada a pesquisa qualitativa, “Cenários e Oportunidades para a Cidade de Londrina”.
O caderno de estudo é o resultado de todo um ano de trabalho, com base em indicadores da cidade, em eventos e também de informações passadas por palestrantes convidados pelos membros, que discorrem sobre assuntos variados, mostrando a realidade do município sobre o tema escolhido. O ambiente empresarial londrinense foi abordado pelo Fórum Desenvolve em 2023, mostrando um pouco da história do segmento, o planejamento, infraestrutura e logística, questões econômicas e tecnológicas, formação e capacitação de mão de obra, interligação entre setor público e privado, oportunidades e necessidades, enfim, pontos que levem a uma reflexão crítica da comunidade e lideranças e gerem melhorias.
Pela primeira vez, o caderno de estudos vem acompanhado de uma pesquisa (exploratória e qualitativa), com foco no tema do ano, realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, pela Litz Estratégia Marketing. Foram entrevistados empresários e gestores corporativos, de 20 segmentos de mercado, mostrando o cenário e as oportunidades na área para a cidade. Entre as abordagens levantadas está a necessidade de estimular o reconhecimento do Plano Diretor e do Planejamento Estratégico de longo prazo da cidade, alinhando o setor público e privado. Deficiências da malha rodoviária e aeroportuária também foram apontadas, assim como mão de obra técnica e profissional.
O evento será realizado no auditório da sede da AML – Associação Médica de Londrina (Av: Harry Prochet, 1055) -, com início às 8h e é aberto ao público, mas é preciso se inscrever pelo formulário: https://bit.ly/estudoforum2023 ou pelo site: www.forumdesenvolvelondrina.org.br
Uma logística de conteúdos e eventos
O Fórum Desenvolve Londrina completou, em 2023, 18 anos de atividade. Entre as publicações e eventos que realiza entrega anualmente a população um Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina (18º), com mais de 60 indicadores atualizados e que desde 2012 passou a ter uma Pesquisa de Percepção da População sobre a Cidade de Londrina (12ª/2023). Em setembro, os membros do Fórum realizam o evento “Fórum Em Debates” (7ª edição/2023), aberto ao público, quando aprofundam o assunto que está em estudo no ano, com opiniões da população, de lideranças e de palestrantes convidados que mostram a realidade fora de Londrina. Por fim, edita anualmente o Caderno de Estudos (17ª edição/2023), com um tema específico, embasado em um indicador da cidade e que pela primeira vez traz a pesquisa qualitativa. A entidade já editou também duas revistas com informações sobre Londrina (“Caminhos”).
Londrina aos 100 anos
Formado por representantes de 37 entidades, o foco do Fórum é 2034, centenário de Londrina, projetando assim, uma “agenda positiva”, para o futuro da cidade e região, atingindo um equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental. O caráter do Fórum é propositivo. Os estudos até agora apresentados renderam frutos com ações em andamento executadas tanto pela sociedade civil, quanto pelo poder público (vide abaixo). Os integrantes do Fórum Desenvolve Londrina representam entidades diversas – públicas ou privadas – e participam do Fórum voluntariamente, com reuniões semanais.
Ações diagnosticadas geraram resultados
Durante estes 18 anos de atuação, diversos levantamentos necessários para a cidade diagnosticados nos estudos do Fórum Desenvolve resultaram em ações implantadas ou em implantação entre elas: Empreendedorismo na Escola para toda rede municipal; Criação da Lei do ISS Tecnológico; Ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina; Implantação de cursos de Engenharia em diversas universidades locais; Criação da Campanha Pé na Faixa; Instalação do Corredor de Ônibus em vias públicas; Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina.
E ainda, Lançamento de editais do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC – sob o tema Londrina Cidade Criativa, no ano de 2019; Redução de 5% para 3% o valor do ISS cobrado pelo município sobre a realização de eventos em Londrina; Promoção de espaços (lab, fablab, hackathons) para desenvolvimento de startups; Cobertura de Wi-Fi gratuito em áreas públicas como UPAs, Hospitais e Shoppings Centers, Praças e Rua Sergipe; Criação de um Conselho público e privado para gerir o Planejamento Estratégico de Londrina, previsto já na contratação do MASTERPLAN.