Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 26 ago 2024

O Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR Londrina firma parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná para promover a resolução consensual de conflitos

A parceria foca em construir uma paz social através da divulgação da cultura de pacificação social na Universidade

O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da PUCPR Câmpus Londrina (NPJ) assinou, na última quarta-feira (14), Acordo de Cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), com o objetivo de estabelecer uma parceria interinstitucional visando possibilitar o acesso à justiça e a construção de uma cultura de paz social, por meio dos métodos consensuais de solução de conflitos em atuação pré-processual ou extraprocessual e atividades de cidadania.

O convênio pretende divulgar a cultura de pacificação social dos conflitos desde a Universidade, bem como fortalecer as atividades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) com a colaboração interdisciplinar do meio acadêmico. Assim, o NPJ passa a funcionar como Polo Avançado do CEJUSC, representando o Tribunal de Justiça através do NPJ e facilitando a homologação dos acordos celebrados com a mediação de professores e estudantes.

Estiveram presentes a Juíza de Direito Coordenadora do CEJUSC do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Londrina, Doutora Claudia Catafesta, a Diretora da PUCPR Câmpus Londrina, Nádina Aparecida Moreno, o coordenador do Curso de Direito, professor Paulo Tanizawa e o Coordenador Adjunto do Núcleo de Prática Jurídica, professor Clayton Couto.

Além da assinatura do Acordo, a Doutora Claudia Catafesta abriu os trabalhos de prática jurídica do Curso de Direito, com a palestra “O Poder Judiciário para além do Direito: desafios da atuação no novo milênio.”

Conheça o NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica 9NPJ) tem como foco proporcionar ao estudante/estagiário uma formação que lhe permita enfrentar os desafios nas várias áreas do Direito. Possui um corpo de advogados especializados, com a finalidade de acompanhar o andamento dos processos e a realização de audiências. Parte integrante da formação acadêmica, as disciplinas de Estágio Supervisionado proporcionam a articulação crítica entre teoria e prática, desenvolvimento e habilidade, hábitos e atitudes necessários ao bom desempenho das carreiras jurídicas. Proporciona atividades acadêmica com o objetivo de aprimoramento integral do estudante, preparando-o para agir eticamente no exercício profissional, além de integrar o estudante à comunidade, afim de conscientizá-lo de seu papel transformador.