Projeto Comunitário do Câmpus Londrina encerra oficina de Smartphones para Idosas
A proposta foi uma forma de ensiná-las a utilizarem os recursos de seus próprios celulares
O Projeto Comunitário do Câmpus Londrina encerrou ontem (20), a 2ª edição da Oficina de Smartphone para Idosos. A oficina, que aconteceu ao longo do semestre durante 12 encontros, contou com a participação de quatro idosas e dois acadêmicos que, de forma personalizada, orientaram e tiraram dúvidas quanto ao manuseio do aparelho, visando a inclusão das participantes no universo digital.
Para Neusa dos Santos Machado, a proposta é também uma forma de abrir as portas para que os idosos tenham uma ocupação durante o dia: “só os anos que vão, mas a gente não fica para trás na aprendizagem. As oficinas abriram a nossa mente, a gente acha uma ocupação para nossa cabeça, no dia-a-dia, aprender sempre coisas novas”, destaca.
Além dos ensinamentos, houve também a relação de troca de experiências que aconteceram durante os encontros. “Nas aulas, você aprende também, não é só ensinar, é também rever o jeito de explicar, tentar outros métodos e abordagens, o relacionamento com as idosas… São coisas que dificilmente nós teríamos contato, sem essa oportunidade”, relata Daniel Durante Francisco Dias, acadêmico de Direito.
Os conteúdos trabalhados durante as oficinas foram as redes sociais e aplicativos de transporte, como o Uber. “Antes eu não sabia nem ligar um celular e hoje eu já faço tudo, então para mim foi ótimo. Agora eu tenho as redes sociais, sei fazer check-in nos lugares onde vou. Eles ensinaram a gente com todo carinho e vamos sentir muita falta, mas aprendemos tudo o que precisávamos e eles deram a maior força para nós”, conta Zenaide de Souza Pierolli.