PUCPR oferta curso de introdução à psicanálise com bebês
Programa é voltado a profissionais da Saúde e da Educação, que atuem com primeiríssima infância, para a detecção precoce de sofrimento psíquico em bebês
O desafio de acompanhar e diagnosticar o movimento psíquico do bebê durante a primeiríssima infância, fase que vai até os dois anos de idade, é tema do curso de curta duração “Psicanálise com bebês: uma introdução”, ofertado pelo câmpus de Londrina da PUCPR.
Nessa etapa da vida, a atenção se volta à constituição psíquica e ao desenvolvimento global do indivíduo: fala, socialização, aprendizagem e outros fatores que rapidamente avisam se a criança apresenta algum atraso. O aspecto psíquico equipara os outros e se algo não estiver bem, irá se refletir nos demais. A proposta do curso, nesse sentido, é promover um encontro de saberes que orientem profissionais da Saúde e da Educação na detecção precoce de sofrimento psíquico em bebês.
“Olhar para a primeiríssima infância é olhar para indicadores de risco. O desenvolvimento psíquico acontece na relação com o outro, sendo que este outro, na maioria esmagadora das vezes, é a mãe ou a pessoa que exerce a função materna. Se algo não vai bem nessa relação ou não vai bem com o bebê, no futuro teremos que lidar com transtornos que já davam sinais nessa fase”, comenta a coordenadora do curso, a psicóloga Karina Stagliano de Campos.
O conhecimento dos protocolos aplicados na detecção de sinais de transtorno permite identificar se o bebê e a família precisam de acolhimento e orientação. Além da questão do vínculo e da relação com o outro, uma criança que não reage a brincadeiras ou evita contato humano, por exemplo, pode precisar de uma intervenção imediata para evitar que se desenvolva um transtorno invasivo. Também pode haver síndromes, psicoses, autismo ou até mesmo depressão infantil, que são situações que podem ser identificadas antes dos dois anos e já conduzidas ao acompanhamento especializado.
O curso
O programa “Psicanálise com bebês: uma introdução”, da PUCPR, é direcionado a profissionais da Saúde e da Educação que atuem com primeiríssima infância, com duração de 16 horas. As aulas serão ofertadas na modalidade online e ocorrem nos dias 22 de maio e 5 de junho, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
Informações sobre o curso podem ser conferidas no site oficial.