Universitários da PUCPR colam grau em cerimônia online
Cerimônia foi remodelada para garantir a formatura dos estudantes e manter a segurança da comunidade acadêmica
Uso de máscara, distanciamento entre os colaboradores da Universidade, estudantes arrumados em suas casas e dividindo o espaço da tela de transmissão simultânea. Foi um cenário muito diferente do que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná estava acostumada em suas formaturas, sempre cheias de contato e abraços apertados. Porém, foi a adaptação necessária, por conta do momento histórico, para garantir que todos os estudantes pudessem se formar, mantendo a segurança da comunidade acadêmica.
As cerimônias de colação grau ocorreram online, transmitidas ao vivo pelo canal da PUCPR no Youtube, do dia 24 ao dia 31 de julho, separadas por escola e câmpus. A distância, estiveram presentes o Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor Waldemiro Gremski, a Pró-Reitora e Graduação, professora Renata Iani Werneck e o Vice-Reitor Provincial do Grupo Marista e Pró-Reitor de Missão Identidade e Extensão da PUCPR, Rogério Mateucci. Nas suas falas, o Reitor fez questão de salientar e importância e alegria que o momento representa, inclusive para a Universidade: “apesar de todas as limitações que o momento nos exige e da distância física que nos separa, este dia não deixa de ser grande. Um dia de festa para a PUCPR e para todos vocês, formandos, familiares e amigos”.
No dia 24 de julho foi a vez dos estudantes do Câmpus Londrina colarem grau. A Oradora, Larisa Laura Fugimoto, fez questão de destacar que, ainda que tenham concluído o semestre de forma remota, os estudantes devem se orgulhar de sua formação. “Isso não nos desmerece. Muito pelo contrário, mostra que somos capazes de nos reinventarmos e adaptarmos adversidades impostas pela vida”, defendeu em seu discurso.
No dia 25 de julho, foi realizada a missa em celebração aos graduandos, em que foi reforçada a necessidade de que eles sejam luz e utilizem seus conhecimentos em prol da sociedade. No dia 27, colaram grau os estudantes da Escola de Belas Artes. No dia 28, formaram-se os universitários da Escola de Ciências da Vida.
Já no dia 29, foi a vez de outorgar grau aos bacharéis em Direito. Os estudantes das Escolas de Educação e Humanidades e da Escola de Negócios receberam os títulos de bacharel no dia 30. Na última cerimônia de formatura, no dia 31, foi a vez dos estudantes da Escola Politécnica da PUCPR colarem grau.
Durante as cerimônias, também foram anunciados os laureados com o Prêmio Marcelino Champagnat, por melhor desempenho acadêmico em seus cursos, o que permite a eles bolsas de estudo em cursos de especialização, mestrado e doutorado.