Dia de Campo em Toledo recebe público de mais de 300 pessoas
Direcionado ao agronegócio, evento promovido pela PUCPR e entidades parceiras antecipa as tendências de inovação no setor
Promovido pelo curso de Agronomia em conjunto com Medicina Veterinária e Gestão integrada de agronegócios, o evento reuniu mais de 20 empresas do setor do agronegócio para abordar sobre inovação e tecnologia no setor. O evento de extensão foi aberto à comunidade e faz parte da proposta dos cursos da PUCPR câmpus Toledo de trabalhar o processo de aprendizagem no formato “hands on” (mãos na massa) com ações práticas, e a utilização intensa da área da Fazenda Experimental e Clínica Veterinária. A organização coube às empresas juniores e aos centros acadêmicos.
“Nós abrimos a PUCPR Toledo para a comunidade externa conhecer melhor a Universidade e ter esse senso de pertencimento, além disso, o Dia de Campo foi uma integração entre calouros e veteranos. A Instituição se integra à realidade da nossa região, sempre em busca de soluções e inovação que tenham impacto positivo na vida das pessoas”, disse o professor André Prechlak, coordenador do curso de Agronomia.
Nos moldes de uma feira tradicional, o evento uniu todas as vertentes do agronegócio: equipamentos e maquinários, tecnologias, animais, áreas de cultivares experimentais e apresentação de resultados de pesquisas em áreas chave do setor como agronomia e veterinária. A programação atraiu mais de 300 visitantes de Toledo e região, produtores, expositores e empresas de financiamento e fomento do meio rural. Quem passou por lá pôde ver de perto grãos em um laboratório a céu aberto e poder trocar ideias com pesquisadores de agronomia.
Além dos espaços organizados no câmpus, a programação também trouxe uma oportunidade de debater e discutir a realidade e o futuro do agro. Um dos eventos do dia foi a palestra do supervisor de agricultura de precisão da C.Vale, Carlos Henrique Martins, sobre Agricultura de Precisão; um painel da Sicredi e a empresa Agrosilos União trouxeram diversos insights sobre a economia e os investimentos no agronegócio.
Para fechar o evento, uma mesa redonda coordenada por lideranças femininas do agro regional, trouxe um diálogo aberto com as mulheres na plateia, para falar sobre lutas e conquistas na mulher no agronegócio do século XXI. Na avaliação da professora Vanessa Yuri de Lima, coordenadora do curso de Veterinária da PUCPR Toledo, o envolvimento de todos os atores é o que garante o desenvolvimento no meio rural. “A mulher no Agro contribui com conhecimento, liderança e leveza, um jeito de conduzir que é baseado em união, em empatia. Estaremos cada vez melhor com uma apoiando a outra”, enfatiza. No curso de Medicina Veterinária da PUCPR Toledo, as acadêmicas já são maioria e fazem a diferença no desenvolvimento do agronegócio e das ciências no campo.