A solidariedade constitui um dos valores fundamentais desta Instituição, enquanto Pontifícia, Universidade, Católica e Marista. Por meio do programa de Voluntariado, procuramos elaborar propostas que vão ao encontro do dinamismo inerente ao jovem universitário, oferecendo-lhe oportunidades de atuação em projetos que visam promover a dignidade humana, a educação para os valores humanos e a formação para uma cultura de solidariedade, aproximando-se, assim, do sonho do nosso Fundador Marcelino Champagnat, que buscou a plenitude de vida humana por meio de uma Educação emancipadora.
Conheça também: Programa Identidade & Liderança e Programa Espiritualidade.
Formação teórica e vivencial sobre conteúdos que possibilitem ao estudante um conhecimento global sobre aspectos concernentes ao voluntariado.
Público: Estudantes.
Metodologia: É a primeira etapa do itinerário ao voluntariado e é realizado durante um sábado, com duração de 10 horas, sendo organizado em parceria com o curso de Teologia e validado como curso de extensão. A temática é desenvolvida a partir da metodologia Ver, Julgar e Agir: Ver a realidade por meio de uma análise dos contextos sociais e conduzindo uma reflexão da relação entre fé e política; Julgar a realidade a partir a da Doutrina Social da Igreja, trabalhando de forma mais acentuada a questão da dignidade da pessoa humana; Agir com a realidade por meio de ações de solidariedade, através da escuta, diálogo e trabalho conjunto, visando o desenvolvimento da comunidade. Nesse quesito trabalhar: História do voluntariado, conceito e formas; Lei do Voluntariado; Metodologia do Voluntariado do Núcleo de Pastoral.
Local: PUCPR Câmpus Londrina.
Data: 16/04.
Oportunizar ao acadêmico a vivência e aprofundamento de sua experiência de voluntariado, por meio do compromisso assumido com uma instituição parceira durante um período de 02 meses em um dia da semana.
Público: Estudantes.
Metodologia: É a segunda etapa do itinerário ao voluntariado. Para este projeto o estudante deverá se inscrever na pastoral, registrando o público com o qual gostaria de atuar (crianças, adolescentes, adultos, idosos) e em que dia da semana possui disponibilidade de tempo. Após o contato da pastoral com a instituição parceira do projeto, o estudante necessita obrigatoriamente participar de uma formação específica para este projeto com o Programa de Voluntariado, em seguida será encaminhado para a Instituição, a qual também faram um treinamento afim de este tome conhecimento das especificidades da instituição e da sua postura na mesma.
Local: Instituições Parceiras.
Datas: Entre os meses de maio e junho.
Viabilizar aos acadêmicos da PUCPR, uma experiência missionária de modo que o contato com outras realidades desperte para o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, promovendo assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.
Público: Estudantes.
Metodologia: Inscrição | Seleção | Formação | Construção do Plano de Ação | Aplicação | Avaliação. As experiências são divididas em 1ª para os estudantes que nunca participaram do projeto; 2ª para aqueles que já fizeram experiências de missão, onde poderão aprofundar a experiência unindo-se aos outros câmpus.
Local: 1ª experiência: Tibagi| 2ª Experiência: São Jerônimo da Serra.
Datas: Inscrição: 01 a 30/04 | Seleção: 02 a 17/05 | Preparação: 11/06 | Missão: 02 a 09/07.
Viabilizar um espaço de intercâmbio de experiências entre o universitário e a comunidade em situação de vulnerabilidade social, afim de que esta vivência contribua para formação de agentes sócio transformadores.
Público: Estudantes e Professores.
Metodologia: O projeto acontece aos sábados, em cinco edições durante o ano. Os estudantes deverão se inscrever na pastoral, participar de uma formação para juntamente com todos os inscritos preparar as atividades a serem desenvolvidas na comunidade.
Local: a definir.
Datas: 30/04; 21/05; 26/08 (doação de Sangue); 10/09; 08/10.
Em virtude da comemoração o Dia de São Marcelino Champagnat será realizado a I COPA SOLIDÁRIA SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT, com o objetivo de desenvolver além da integração entre os cursos através da prática de esportes, um ato de solidariedade, pois para se inscrever no campeonato cada equipe deverá realizar uma ação solidária.
Público: Estudantes.
Metodologia: A Copa acontecerá no sábado, em uma Quadra Poliesportiva. E Será disputada em duas modalidades esportivas: Futebol e Voleibol. Para se inscrever cada equipe deverá fazer uma doação, impactando de forma positiva instituições parceiras. De acordo com a quantidade de equipes montaremos uma tabela de jogos. Haverá premiação dos três primeiros colocados em cada modalidade esportiva.
Local: a definir.
Inscrições: abril a 04 de junho.
Telefone: (41) 3271-1387
[email protected]
Telefone: (43) 3272-6027
[email protected]
Telefone: (44) 3025-8732
[email protected]
Telefone: (45) 3277-8622
[email protected]