O Programa Vizinhança nasce como projeto estratégico do Grupo Marista e da PUCPR e tem como finalidade construir uma cultura de respeito, ética e de diálogo com o nosso entorno.
A proposta é atuar de forma sistêmica e interinstitucional na organização, articulação e coordenação dos projetos, pesquisas e ações com o território. A metodologia visa fortalecer uma rede de diálogo entre as Instituições Públicas e Privadas, Congregações, ONG’s, Associação de Moradores, Comércio Local, Escolas e Universidades que atuam com o território, a partir dos mesmos princípios e na mesma direção.
A Diretoria de Identidade Institucional e a Escola de Arquitetura e Urbanismo estão à frente da coordenação do Programa Vizinhança.
Em 2017 o Vizinhança iniciou um processo de reuniões mensais num primeiro momento entre as Congregações Religiosas que atuam com o território. As reuniões aconteceram em diferentes espaços: no seminário dos Redentoristas, no Colégio Bom Jesus Lourdes, na casa dos Irmãos Maristas com os Diretores e representantes das Congregações Religiosas locais.
A partir do segundo semestre as reuniões passaram a adotar um modelo comunitário, ou seja, com convite aberto para toda a comunidade e aconteceram no salão da Congregação das Irmãs Bernardinas. A média de participação nas reuniões comunitárias mensais girou em torno de 60 participantes. A metodologia do Vizinhança pautada nos eixos: acolher, ouvir e aprender com a Vizinhança promoveu nessas reuniões dinâmicas de integração, diálogo e levantamento de dados com os participantes.
O resultado das reuniões desenvolvido, avaliado e aprovado pela comunidade local é a base do escopo de trabalho do Programa Vizinhança.