O presente curso tem como objetivo oferecer uma formação complementar a professores, educadores, estudantes e a toda comunidade interessada nas temáticas relativas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, através de práticas criativas voltadas aos contextos escolares.
Seguindo as diretrizes da Lei 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão dessas disciplinas no currículo oficial da rede de ensino, o curso visa instrumentalizar o público com metodologias pautadas em atividades lúdicas e discussões teóricas, para abordar a temática afro-brasileira e indígena em sala de aula.
Durante as aulas, os alunos serão introduzidos a diferentes assuntos através de atividades criativas, como a escrita de história em quadrinhos, a criação de narrativas audiovisuais, registros autobiográficos, entre outros. Estas metodologias serão ferramentas para discutir assuntos mais amplos, como memória, apagamento histórico, racismo e protagonismo negro e indígena.
Esta formação também busca fortalecer o protagonismo de histórias negras e indígenas sobre a formação da sociedade brasileira. O curso também pretende ser um espaço para a reflexão sobre o papel da educação na promoção da igualdade racial.
Educadores da rede pública e privada, profissionais do contexto escolar, estudantes de licenciatura, educadores sociais, pedagogos e demais pessoas interessadas na temática.
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (2019), atua como docente na disciplina de Antropologia do Consumo na Pós-Graduação em Antropologia da PUC/PR. Possui mais de 10 anos de experiência em pesquisas ... Ver mais